O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Fernando Távora (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva O Mar Começa Aqui 2021/2022
EB 2,3 Fernando Távora
O trabalho foi realizado pela turma A do 9º ano, da Escola Fernando Távora, para o concurso “O mar começa aqui, 21-22”, no âmbito da Proposta do Município de Guimarães, através do Programa Eco-Escolas. Como coordenadora desta atividade esteve a professora Quitéria Campos também membro do Conselho do Projeto Eco-Escolas. Quando a turma foi abordada para a possibilidade deste concurso, a professora explicou as regras, os objetivos, os destinatários, bem como os respetivos prémios. Tendo em conta o objetivo principal deste Programa, a professora sensibilizou os alunos para a importância da elaboração do desenho na escola e, ainda, a possibilidade de utilizar espécies marinhas autóctones para serem representados na sarjeta da entrada da escola. Posto isto, a turma mostrou-se recetiva e interessada em participar. Assim, dividiu-se a turma em grupos de trabalho, os quais, após discussão sobre os temas e com a colaboração/orientação da professora, estruturaram primeiro o trabalho, definindo os possíveis desenhos a integrar para a elaboração do desenho final, e um possível esquema de todo o trabalho a realizar. Iniciou-se, assim, representando uma baleia azul com coloração azul acinzentada e manchas claras, entre outros animais marinhos. Como a baleia-azul não possui dentes, foi desenhada uma estrutura que lembra uma franja, que faz a filtração da água e a retirada das presas e que será pintada na sarjeta. Encontram-se ainda desenhados alguns objetos alusivos à poluição dos mares e à ação humana sob as espécies. A escala utilizada para representar as franjas da baleia foi de 1:20 cm e serão desenhadas na grelha de drenagem da sarjeta.
O desenho pretende transmitir uma mensagem de sensibilização e alerta à comunidade, para a urgência de melhoria de comportamentos ambientais em todas as atividades diárias. Com a realização deste projeto os alunos consciencializaram-se para as problemáticas debatidas, entre elas, a poluição dos mares. Os alunos referiram ainda que se sentiram produtivos, interventivos e agentes de mudança.
A professora Coordenadora Eco Escolas
Olívia Furtado
Escola EB 2, 3 Fernando Távora
Guimarães
Contacto: 934682961

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva O Mar Começa Aqui 2021/2022
EB 2,3 Fernando Távora
O trabalho foi realizado pela turma A do 9º ano, da Escola Fernando Távora, para o concurso “O mar começa aqui, 21-22”, no âmbito da Proposta do Município de Guimarães, através do Programa Eco-Escolas. Como coordenadora desta atividade esteve a professora Quitéria Campos também membro do Conselho do Projeto Eco-Escolas. Quando a turma foi abordada para a possibilidade deste concurso, a professora explicou as regras, os objetivos, os destinatários, bem como os respetivos prémios. Tendo em conta o objetivo principal deste Programa, a professora sensibilizou os alunos para a importância da elaboração do desenho na escola e, ainda, a possibilidade de utilizar espécies marinhas autóctones para serem representados na sarjeta da entrada da escola. Posto isto, a turma mostrou-se recetiva e interessada em participar. Assim, dividiu-se a turma em grupos de trabalho, os quais, após discussão sobre os temas e com a colaboração/orientação da professora, estruturaram primeiro o trabalho, definindo os possíveis desenhos a integrar para a elaboração do desenho final, e um possível esquema de todo o trabalho a realizar. Iniciou-se, assim, representando uma baleia azul com coloração azul acinzentada e manchas claras, entre outros animais marinhos. Como a baleia-azul não possui dentes, foi desenhada uma estrutura que lembra uma franja, que faz a filtração da água e a retirada das presas e que será pintada na sarjeta. Encontram-se ainda desenhados alguns objetos alusivos à poluição dos mares e à ação humana sob as espécies. A escala utilizada para representar as franjas da baleia foi de 1:20 cm e serão desenhadas na grelha de drenagem da sarjeta.
O desenho pretende transmitir uma mensagem de sensibilização e alerta à comunidade, para a urgência de melhoria de comportamentos ambientais em todas as atividades diárias. Com a realização deste projeto os alunos consciencializaram-se para as problemáticas debatidas, entre elas, a poluição dos mares. Os alunos referiram ainda que se sentiram produtivos, interventivos e agentes de mudança.
A professora Coordenadora Eco Escolas
Olívia Furtado
Escola EB 2, 3 Fernando Távora
Guimarães
Contacto: 934682961

Fase II - Escola: execução