O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola S/3 de Pinhel (Pinhel)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Esta imagem nasce da vontade e sensibilizar para uma das mais preocupantes questões ambientais: a poluição marítima.
A forma como temos tratado os oceanos tem revelado uma profunda falta de respeito pelos ambientes marítimos e tudo o que eles comportam, nomeadamente a vida marinha. A deposição constante de lixos nos oceanos altera os habitats e até as espécies vivas, de forma a que estas até poderão vir adquirir novas formas, tais como a imagem quer fazer transparecer! A vida e o lixo indissociáveis e tristemente retratados neste desenho, por forma a lembrar-nos que temos de por um ponto final a isto!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
As questões ambientais estão hoje na ordem do dia. Aos olhos dos mais atentos tornou-se crucial adotar práticas sustentáveis de modo a reverter os efeitos nefastos de um estilo de vida que se veio adotando e que em nada tem a ver com o que necessitamos neste momento. Também aos olhos destes que estão mais atentos, já se torna um choque constatar que ainda há pessoas que se comportam de uma forma que parece que, quando este planeta se esgotar/estragar existe ali ao lado outro, novo e prontinho a utilizar!
É com base nestes inquietantes pensamentos que um grupo de cinco alunas da turma B do décimo primeiro ano da vertente de Artes Visuais (com idades entre os quinze e dezasseis anos), a Professora Virgínia Lopes (coordenadora do projeto Eco-Escolas), o Professor Maia Caetano do Agrupamento de Escolas De Pinhel e a Engenheira Sandra Manuela Pacheco da Câmara Municipal de Pinhel), resolveram “agarrar” a ideia de que o mar começa bem longe dele, em cada uma das nossas ações individuais e coletivas.
Não separar os resíduos, não tratar o lixo convenientemente, não reduzir, não reutilizar e deitar o lixo para o chão são comportamentos que desejamos mudar e até contrariar. Por isso mesmo a dedicação foi imensa na criação desta imagem que “entrará” de forma permanente e até inconsciente na mente de quem por cá passa. A verdade, queremos querer, não será indiferente a ninguém e fará certamente parar para pensar e olhar de forma diferente para as sargetas da escola e da cidade.
Após debater esta preocupação (ambiental marítima), o passo seguinte levou-nos à criação de diversas imagens que refletem o arrastamento dos lixos depositados no chão através do escoamento superficial das águas para as sargetas. A ligação deste lixo de escorrência à nossa mesa, foi apenas um salto, uma vez que nós consumimos o peixe que consome o lixo que nós lhe oferecemos.
Neste caso, a arte fará refletir sobre um assunto que muitos nunca se lembram. Será incomodativa, será difícil de não se notar e não demonstrar que afinal é mesmo verdade: tudo o que deitamos ao chão, mais tarde ou mais cedo, vai parar ao mar e, mais tarde ou mais cedo … á nossa mesa!
Professora Virgínia Lopes e Professor Maia Caetano (AEP)
Eng. Sandra Pacheco (CMP)
Alunas Cláudia Monteiro, Eva Santos, Joana Pires, Raquel Vicente e Sofia Faro (12ºB – AEP)

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.7729519, -7.0733825 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Entrada da escola (Agrupamento de Escolas de Pinhel - escola sede) -para lado oeste - bloco 2