O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB S. Faustino (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A criação desta imagem surge de um trabalho colaborativo entre as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo. Foi escolhido através de votação. Estão representadas alguns seres vivos e espécies autóctones que existem no Rio Ave e no Rio Vizela que são os mais próximos da nossa escola. Pretende lembrar que tudo o que cai e é deitado ao chão vai parar ao mar, mas antes de lá chegar, passa nos nossos rios e já os nossos peixes ficam intoxicados.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este desafio foi lançado aos alunos da Escola Básica de S. Faustino, Agrupamento de escolas de Abação. A proposta foi lançada a todos os alunos da escola desde a Educação Pré-escolar aos alunos, do 1º ao 4º ano que apresentaram as suas propostas, sendo que foi apresentado previamente o regulamento e a proposta de sarjeta a pintar (dentro da nossa escola e em conjunto com a Junta de Freguesia na sarjeta no final do muro da escola-exterior, por ser um local com bastante visibilidade e por onde transitam muitas pessoas a pé).
Escola Básica de S. Faustino
Professora coordenadora: Maria do Carmo Costa
Alunos que participaram: todos os alunos do 1º ao 4º ano (6 a 10 anos), sendo que o projeto selecionado é o das crianças da Educação Pré-escolar (3 a 6 anos).

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.167, -8.35 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
"O mar começa aqui": Alunos que participaram: todos os alunos do da Educação Pré-escolar (3 a 6 anos) e alunos do 4º ano.
Localização da pintura: A pintura encontra-se no interior e parque de acesso à entrada principal da escola.
Memória descritiva: Tendo o desafio sido lançado aos alunos da Escola Básica de S. Faustino, Agrupamento de escolas de Abação, quando se passou à sua execução esta teve de ser interrompida por causa da chuva e a pintura ficou em standbye uma temporada. Quando se retomou, foi finalizada mas já fora do prazo do upload das fotos. Realizou-se dentro da nossa escola e em conjunto com a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.
Tenta representar o ecossistema do rio Vizela com um pescador
Materiais utilizados na pintura: Pincéis, Lápis de escrever, tinta água de diversas cores, corante para tintas água, pincéis finos, pincéis grossos e trinchas.