O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Secundária Drª Laura Ayres (Loulé)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa a ausência da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade marinha. O fundo em tons de azul e verde representa o habitat marinho, das suas espécies que nele habitam, cada vez mais com resíduos que são apenas responsabilidade dos cidadãos. Sem os recursos vivos do mar, a vulnerabilidade humana aumenta e o desequilíbrio ambiental pode tornar-se irreversível.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Quarteira é uma cidade com grandes tradições piscatórias, uma terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que a banham, através da quantidade e qualidade da biodiversidade animal e vegetal.
Identificação da escola: Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres.
Identificação das professoras coordenadoras da atividade: Vanda do Vale, Sónia Pires e Ana Patrícia Fernandes.
Número de alunos: 20 alunos.
Ano de escolaridade dos alunos: 9.º ano.
Turmas: B.
Idades: 14/15 anos.
Nome do aluno: Rafaela Lima, 9.º B, 14 anos.
Síntese das várias fases do projeto:
Inicialmente foi efetuada uma sensibilização impactante em toda a comunidade escolar, sobre os diferentes ecossistemas, a biodiversidade marinha e a sua importância. O objetivo foi que cada aluno conquistasse uma voz e uma participação ativa neste projeto.
De seguida, houve a preocupação em incitar os alunos e toda a comunidade educativa a um compromisso de boas práticas e iniciativas através de frases com algum impacto. Estas, conseguiram colocar em prática ações inerentes a um conhecimento mais alargado às questões relacionadas com as nossas preocupações com “O Mar”.
Com a realização deste Projeto, houve também, por parte das professoras coordenadoras, a capacidade de aprender com os alunos de que forma é que, num espírito comum a todos, é possível construir um futuro melhor para o nosso oceano. Esse futuro envolve princípios, as áreas de competência e os valores, no âmbito do domínio da Educação ambiental, dos oceanos e do domínio do desenvolvimento sustentável.
Posteriormente, selecionou-se a sarjeta a ser pintada, recaindo a nossa escolha numa sarjeta no interior do estabelecimento que fosse de grande visível a toda a comunidade escolar, da entrada da Escola.
Cada aluno decidiu o que pretendia desenhar numa primeira fase e após, em diversos materiais riscadores, pintura a lápis de cor, lápis de cera, marcadores, guaches, grafite, pastel, esboçou em papel A4 protótipos de possíveis representações da preservação de ecossistemas e da biodiversidade marinha, contribuindo para a integração para a tomada de medidas ambientais que tenham impacto no meio escolar bem como em toda a comunidade.
Através de um concurso interno, foram selecionados os três melhores protótipos, sendo o júri as coordenadoras deste Projeto e um elemento do Órgão de Gestão do Agrupamento.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
37.068883, -8.093611 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se na entrada na Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, junto à portaria, para causar maior impacto na comunidade escolar.