O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica de Lamaçães (Braga)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este trabalho consiste na realização de um desenho para consciencializar as pessoas de que a poluição que elas produzem irá sempre e invariavelmente parar ao mar.
A realização deste desenho exigiu uma extensiva pesquisa sobre a vida marinha e espécies autóctones portuguesas, sobre o tipo de pintura que gostaria de aplicar, entre outros.
O nosso trabalho assentou, numa fase inicial, na pesquisa sobre várias espécies marinhas, na utilização da cor e nos seus enquadramentos numa folha de papel. Seguidamente, trabalhamos as medidas a usar e de que forma iriamos definir a escala.
Achamos que o desenho, o seu tamanho e proporção resultam bem, sendo que o objetivo central, “passar a mensagem" às pessoas, é perfeitamente tangível, tanto para as que passam fora da escola como para as que entram na mesma.
Penso que o resultado final ficou agradável do ponto de vista estético e, sobretudo, passa a mensagem que se pretende.
7º1(alunos surdos)
Escola Básica 2,3 de Lamaçães
2021/2022

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
“O Mar começa Aqui”
O mar começa aqui, sem plástico e sem lixo! Vamos todos contribuir para que isso aconteça!
Temos que ter atenção ao que atiramos para o chão! É fundamental passar a mensagem de que o percurso das águas pluviais passa por sarjetas de passeio e sumidouros antes de chegar às redes de drenagem e que, por isso, é importante manter estes espaços limpos. Qualquer lixo ali colocado acaba quase sempre no mar poluindo o que queremos salvaguardar. É urgente o mar ser o mar! É urgente cuidarmos dos nossos rios e mares, precisam de estar limpos, saudáveis e cheios de vida!
Professor coordenador da atividade: Ana Maria Marques
Turma envolvida: 7º 1 (alunos surdos)
Idades: 12/13 anos
Fases do projeto:
1- Necessidade/oportunidade de decoração de um sumidouro;
2- Recolha de dados (pesquisa de espécies autóctones existentes no rio Tejo, processo de concretização, materiais a utilizar);
3- Investigação e desenvolvimento de ideias recorrendo a diversas técnicas criativas;
4- Seleção de ideias possíveis para a resolução do projeto;
5- Execução e produção do desenho com as medidas rigorosas e à escala;
6- Desenvolvimento e seleção de cores e materiais a utilizar;
7- Avaliação do projeto recorrendo à opinião da turma e professores (Leonor Lopes e Teresa Mendes) envolvidos.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.546715, -8.402245 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
No interior do espaço da Escola, na entrada da Escola.