O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Secundária Padre Alberto Neto (Sintra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este projeto tem como finalidade a chamada de atenção para a praia e o areal que devem ser protegidos. Pretende alertar para os comportamentos dos alunos em relação ao lixo (RSU) que vão para as sarjetas e mais tarde para o areal e para a praia. Esta postura está a causar problemas graves nos ecossistemas marinhos aqui representados por um cefalópode. Este animal transita entre o meio terrestre e o meio aquático.
A cor é um dos elementos que mais se faz sentir nesta composição:
- representação do fundo azul do mar, em oposição com a cor castanha/bege do areal, para sobressair em contraste quente/frio, com aplicação de cores primárias, secundárias e terciárias/intermédias.
- as letras brancas para se destacarem em contraste com os fundos azul do mar e castanho/bege do areal e as cores mais vivas do polvo;
- O cefalópode (polvo) envolve a sarjeta para impedir que o lixo passe pelos espaços entre o ferro do espaço. Este animal foi escolhido pois representa um dos primeiros seres cefalizados e uma capacidade de adaptação ao meio.
- a imagem foi criada para alertar a população que o lixo que deitamos para o chão, vai acabar na sarjeta e finalmente no mar, numa tentativa de sensibilizar a população para não deitar lixo para o chão.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Neste projeto aderiram os alunos do Eco-escolas e do clube das Artes com muito entusiasmo e participaram ativamente com muito empenho.
Foi-lhes solicitado uma pesquisa sobre o tema e começaram a realizar vários esboços sobre a temática. Depois de analisadas todas as ideias/ propostas apresentadas pelos alunos, a imagem apresentada foi a selecionada, não apenas pelo que foi exposto na Memória descritiva da imagem, mas também devido ao seu conteúdo e mensagem transmitida.
A imagem foi criada com o propósito de alertar a comunidade, que o lixo deitado para o chão, acabará na sarjeta e irá parar ao oceano, mais cedo ou mais tarde.
Alunos: Sofia Noronha 9º B e Francisco Silveira 9º B.
Alunos do Eco-escolas e do Clube das Artes
Professora: Maria Margarida Ferreira, António Prata e Ricardo Loureiro
Disciplina: Ciências Naturais e Educação Visual
Escola 2, 3 Secundária Padre Alberto Neto.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.754143, -9.252341 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
As pinturas estão por debaixo da pala cinzenta. É a zona mais movimentada da Escola, apresenta uma triangulação entre o bar, a papelaria e o polivalente. Sendo uma zona de passagem permite maior visibilidade e alerta para a problemática da poluição dos oceanos pelos resíduos terrestres.