O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Apareceram vários trabalhos com muita qualidade, apesar de realizados em Matemática e/ou Ciências Naturais.
Como a turma não se decidia na escolha do projeto representativo da turma, optou-se por juntar pormenores de vários desenhos.
O polvo (do Gustavo) mostrou o tipo de lixo que se encontra nas sarjetas- cigarros, máscaras, pacotes de batatas fritas, copos de iogurte (será que levantam a grade para usarem a sarjeta como caixote de lixo?); a estrela do mar ( do Henrique), a medusa(da Gabriela), a ostra(da Josiane), as algas (da Bianca)e as sardinhas(da Nicole) representam a biodiversidade que deixa de existir uma vez que o lixo que vai ter ao mar constitui um perigo para a sua sobrevivência; a cadeia alimentar (do Francisco) mostra a preocupação do Homem face ao consumo de espécies contaminadas com plástico; o caranguejo (da Nicole) protesta e procura alertar para comportamentos incorretos, que estão na origem da contaminação de rios e mares.
Esperamos que o nosso projeto alerte todos quantos por ele passem, por forma a que se veja menos lixo no chão!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Projeto “O mar começa aqui!”
Identificação do estabelecimento de ensino: Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca
Identificação do Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Estarreja
Ano/Turma: 5ºAA (alunos com 10 ou 11 anos)
Professora coordenadora: Alice Fragateiro (DT e docente de Matemática e Ciências Naturais)
Memória Descritiva
Fase 1:Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos já tinham falado das causas e consequências da poluição da água e estavam sensibilizados para a necessidade de adotarem comportamentos corretos face ao ambiente. Depois de falarmos sobre as sarjetas e compreenderem o título do projeto, aderiram com entusiasmo…mas não podia ser só desenhar. Era necessário pesquisar sobre as espécies marinhas autóctones!
Assim procederam e à sardinha e carapau já conhecidos, juntaram o caranguejo, peixe porco, o peixe galo, o polvo, o sargo, o pargo, o goraz entre outros. Ficaram a saber mais sobre estas espécies e sobre as cadeias alimentares de que fazem parte. Sabiam que enquanto o goraz come pequenos peixes, o sargo só se alimenta de bivalves e crustáceos?
Ao investigarem os regimes alimentares, falámos das recentes descobertas de microplásticos descobertos no tecido de vários elementos da vida marinha, com interesse comercial. Encontrou-se plástico em sardinhas, biqueirões e carapaus, o que muito nos deve preocupar, pois usamo-los para consumo.
Mais conhecedores e também mais preocupados passaram ao projeto de desenho.
Apareceram vários trabalhos com muita qualidade, apesar de realizados em Matemática e/ou Ciências Naturais.
Como a turma não se decidia na escolha do projeto representativo da turma, optou-se por juntar pormenores de vários desenhos.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.806721, -8.573284 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura da sarjeta escolhida para o concurso encontra-se localizada no centro de Avanca, mais precisamente na Rua Santa Marinha 34, à frente da pastelaria Flor do Tâmega.