O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica Dr Francisco Sanches (Braga)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem proposta inclui em termos de biodiversidade uma estrela-do-mar em dois tons de azul-arroxeado e algas-marinhas em dois tons de verde. Os tons de azul do fundo da imagem representam o ambiente marinho que se encontra poluído com lixo (cigarros, garrafa de plástico, lata, saco de plástico…). Está também desenhada a sarjeta, na parte central da estrela-do-mar.
A estrela-do-mar, representada em tons de azul arroxeado, poderá corresponder à espécie Coscinasterias tenuispina (itálico), que ocorre em águas rasas do oceano Atlântico e do mar Mediterrâneo. Esta figura está humanizada, com uns olhos pretos muito expressivos e uma máscara preta, aludindo à contemporaneidade pandémica.
Na parte superior do desenho, a frase "O MAR COMEÇA AQUI!" inscrita em maiúsculas promove o enquadramento do projeto e a sensibilização para a preservação dos ecossistemas marinhos.
O desenho é da autoria da aluna Sofia Azevedo, n.º 26, da turma 7.º 4, com 12 anos. Foi elaborado na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da docente Maria João Simão.
A proporção no desenho da altura da sarjeta em relação à altura total do desenho é de, aproximadamente, 1/8. Já a proporção da largura da sarjeta em relação à largura total do desenho é de, aproximadamente, 1/3.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
No âmbito do Projeto "O MAR COMEÇA AQUI" inserido no Programa Eco-Escolas, o Município de Braga apresentou o convite às escolas inscritas neste programa para desenvolverem e apresentarem os seus desenhos. Na Reunião do Conselho Eco-Escolas da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, do dia 31 de janeiro de 2022, a Eng. Ana Cristina Costa, representando o Departamento de Ambiente, Alterações Climáticas e Política Animal do Município de Braga apresentou o projeto e convidou os nossos alunos a participarem. Posteriormente, a Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Prof.ª Joana Lopes, enviou as informações relevantes para todos os docentes, tendo manifestado interesse em participar com as suas turmas as professoras Alexandra Sofia Monteiro, Maria João Simão, Sandra Soares e Vera Pereira. De forma a facilitar a comunicação entre todos, deliberou-se que ficaria responsável pelo projeto a docente Sandra Soares, havendo, no entanto, uma colaboração próxima entre todos os elementos, bem como a distribuição das tarefas a desenvolver.
Este projeto envolveu 133 alunos, oriundos das turmas 4, 5, 6 e 7 do 7.º ano e das turmas 6 e 7 do 8.º ano de escolaridade. Estes alunos têm entre 11 e 15 anos.
Na primeira fase do projeto, as docentes de Ciências Naturais efetuaram nas suas aulas uma sensibilização para a importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, e para a qualidade da água doce e salgada, em particular. Também foi efetuado um debate dialogado, partindo da exploração de sequências de imagens relacionadas com a poluição em ambientes marinhos e de contributos dos alunos, sobre as suas vivências pessoais, para ser acordada a compreensão de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
Posteriormente, nas aulas de Educação Visual, cada aluno elaborou o seu projeto, sendo que se pretendeu estimular a criatividade dos alunos e, ao mesmo tempo, que estes desenvolvessem competências de sustentabilidade. Após a elaboração dos trabalhos, foram escolhidos quatro dezenas de trabalhos que apresentavam maior qualidade, para uma exposição no átrio de entrada da escola.
Durante uma semana, alunos, docentes e não docentes, puderam votar no projeto que consideraram ser o que apresenta maior qualidade e que deve representar a Escola Dr. Francisco Sanches no Concurso "O MAR COMEÇA AQUI!".
O trabalho mais votado foi o da aluna Sofia Cunha Azevedo, n.º 26, do 7.º 4, de 12 anos, com 35 votos. O segundo classificado reuniu 23 votos e o terceiro classificado 21 votos. Os restantes votos distribuíram-se de forma menos significativa pelos restantes trabalhos em exposição.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.55555, -8.412082 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura foi efetuada, no acesso à entrada principal da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, em Braga, na Travessa do Taxa, local privilegiado, por ser o acesso principal à Escola, onde todos aqueles que se deslocam de carro para a Escola, têm que passar no local. Para além disso, serve o mesmo, de estacionamento, quer para quem se dirige à Escola, quer para quem se dirige ao Colégio Teresiano, logo ali ao lado e, para quem habita nas redondezas (Travessa do Taxa ou na Rua do Taxa) e não tem garagem. A grande maioria da Comunidade Educativa que se desloca a pé também tem que passar no local, para se dirigir à Escola.