O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça (Arganil)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem na parede representa a Serra do Açor com a sua biodiversidade. Nesta imagem temos em destaque o Rio Alva, ainda com as suas águas cristalinas e despoluídas. No seu leito e nas suas margens podemos observar algumas espécies da fauna e da flora em perfeita harmonia.
No chão, junto às sargetas, observamos outra realidade – lixo. Os objetos escolhidos pelos alunos são os que eles, por vezes deitam para o chão. Este trabalho serve para chamar a atenção a toda a comunidade escolar e público em geral, do impacto negativo, muitas vezes inconsciente, dos comportamentos errados que causam degradação do ambiente. Este lixo que irá entrar na sargeta irá ter ao rio e por conseguinte ao mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Estabelecimento de Ensino: JI/EB de São Martinho da Cortiça – São Martinho da Cortiça - Arganil
Professores responsáveis: Maria João Cavaleiro e Anacleto Vaz
Alunos do Jardim de Infância: 22 (3 anos aos 6 anos)
Alunos da EB: 37 (6 anos aos 10 anos)
Objetivos do projeto:
- Sensibilizar para a preservação do ecossistema e biodiversidade;
- Promover uma cidadania ambiental
- Incentivar a criatividade
-Envolver a comunidade educativa
Fases do projeto:
1 - Na reunião do conselho Eco-Escolas, os alunos manifestaram a sua preocupação com a poluição, nomeadamente a dos rios e dos oceanos. Embora a nossa escola esteja situada a grande distância do mar, apresentamos a todos os parceiros presentes, a proposta de desenvolver o projeto “O Mar começa aqui”, com os seus objetivos e local a utilizar. Este projeto foi aprovado por todos.
2 - Dando início ao projeto os alunos realizaram várias pesquisas, visualizando filmes e consultando livros sobre a biodiversidade, ecossistemas e degradação do ambiente. De seguida realizaram trabalhos escritos e ilustrações sobre a temática com o objetivo de procurar soluções para evitar esta degradação quer nas florestas, rios e mar.
3 - Dando seguimento ao projeto cada aluno investigou sobre um animal autóctone da nossa região, apresentando uma ilustração, um trabalho escrito e uma apresentação sobre o animal escolhido.
O trabalho agora apresentado teve a parceria de uma docente de EVT, do nosso Agrupamento.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.27375, -8.147384 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se na entrada da escola, numa das suas paredes e em duas sargetas.