O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Secundária da Lousã (Lousã)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa a poluição
Que é preciso evitar
Para o mar
Poderemos salvar

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto:
Agrupamento de Escolas da Lousã – Escola Secundária da Lousã;
Coordenadoras do projeto: Alda Amaro (professora de Cidadania e Desenvolvimento) e Isabel Simões (professora de Educação Visual);
Alunos envolvidos: 20 alunos do 8º ano, turma A, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos;
Disciplinas envolvidas no projeto: Português, Ciências Naturais, Físico-química, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento;
Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do domínio da Educação Ambiental em CD, integrado no projeto Eco - Escolas, sugerida pela Coordenadora Anabela Correia do projeto Eco-Escolas da Escola Secundária da Lousã/ Coordenadora da EECE e teve como objetivos:
- Sensibilizar os alunos para a crescente poluição no nosso planeta;
- Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
- Embelezamento do espaço escolar/vila com interação ativa dos alunos;
- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
FASES DO PROJETO
1. Fase da preparação (inscrição, parceria com a Câmara Municipal da Lousã e sensibilização dos alunos para o tema);
2. Pesquisas e visionamento de vídeos elucidativos obre o ciclo da água e o ciclo urbano da água, bem como sobre a função, funcionamento, rede e localização das sarjetas e sumidouros existentes na Lousã. Foi igualmente abordada a questão da poluição da água resultante da emissão de gases poluentes e feita a caracterização em relação ao pH e dureza da água. (nas aulas de Ciências Naturais, Físico-química e Cidadania e Desenvolvimento);
3. Elaboração dos desenhos/propostas para depois, o projeto vencedor, ser replicado numa sarjeta (nas aulas de Educação Visual);
4. Seleção do trabalho final por um júri constituído por um elemento da Direção do Agrupamento, pela Coordenadora Eco-Escolas da Escola Secundária/ coordenadora da EECE e por uma professora do grupo de Educação Visual;
5. Elaboração da Memória descritiva da imagem e Memória descritiva do projeto (nas aulas de Português e Cidadania e Desenvolvimento)
6. Submissão do projeto vencedor/Memórias Descritivas na plataforma Eco-Escolas, pela coordenadora Anabela Correia;
7. Levantamento de tamanhos e quantidades das sarjetas na escola/vila, com os alunos e seleção da sarjeta a ser pintada;
8. Execução da pintura na sarjeta selecionada. As tintas e todo o material necessário à concretização da pintura, são da responsabilidade da Câmara Municipal da Lousã.
9. Divulgação da atividade através da página/blog e jornal do Agrupamento, no Facebook, no jornal local “O Trevim” e também na plataforma do Eco-Escolas.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.118357, -8.241049 (ver a localização no mapa)