O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A proposta de imagem encontra-se à escala 1:10; as técnicas utilizadas foram o desenho/ilustração com lápis de cor, de acordo com o projeto trabalhado em sala de aula.
No projeto, os alunos pretenderam evidenciar os perigos da poluição para a vida marinha, destacando os elementos poluentes que mais frequentemente encontram nas praias. O animal selecionado evidencia o conhecimento dos alunos, a partir da informação transmitida pela comunicação social.
O título escolhido remete para o impacto de algumas atividades económicas, nomeadamente a pesca, que causa danos e põe em perigo a vida marinha.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Na Escola Básica 2,3 D. Pedro IV, a equipa Eco-Escolas propôs e divulgou a atividade "O Mar Começa Aqui", tendo a professora Adília Alves, de Educação Visual, desenvolvido o projeto com as suas turmas do 8º ano de escolaridade (266 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos).
Os alunos tiveram conhecimento do projeto e dos seus objetivos, bem como das sarjetas/sumidouros sobre as quais se pretende desenvolver as pinturas (com fotografias e medições das suas dimensões reais).
Foi explicado aos alunos o que é um sumidouro e sobre o percurso das águas pluviais. Os alunos foram sensibilizados e envolvidos para o impacto dos resíduos que são deitados para o chão e que chegam ao mar, entrando por sarjetas/sumidouros.
Os alunos foram incentivados a pesquisar sobre o tema e elaboraram os seus projetos. Resultaram cerca de 100 trabalhos elegíveis, dos quais se procedeu a uma seleção e se decidiu pelo trabalho aqui apresentado, cujos autores são os alunos Yariza Cardoso (8ºB) e Guilherme Soares (8ºB).

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.756262, -9.268658 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se dentro da EB 2,3 D. Pedro IV na Rua da Tascoa, Monte Abraão, Queluz (38.755836, -9.269139)
Foi realizada junto de uma sarjeta de maiores dimensões (1,80 m X 0,28 m), num corredor de passagem junto ao Ginásio e protegida por um telheiro.