O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho resultou do trabalho coletivo dos alunos, Duarte Fernandes (1º ano), Miguel Teixeira (2º ano), David Leite (2º ano), Leonor Caldas (3º ano) e Mara Leite (4º ano).
Os alunos realçaram a tristeza dos seres vivos pelo descuido e desrespeito evidenciado pela espécie humana, porque diversos resíduos (máscaras, redes, sacos plásticos, papel, beatas, cotonetes) desaguaram no mar. Além de tristes, os animais estão atarefados a recolherem todos esses resíduos. Talvez, por isso, tanto os animais como as plantas e a água se apresentem muito limpos e coloridos. É interessante observar como as crianças conseguiram colocar os animais marinhos a resolver os problemas de poluição do seu habitat provocada pela espécie humana.
O projeto também pretendeu evidenciar a grande biodiversidade que carateriza o mar português salientando as cores vivas que o caraterizam e que cria impacto visual a quem observa. Destacam-se as seguintes espécies autóctones marinhas: Octopus vulgaris (Polvo), Cancer pagurus (Sapateira), Hippocampus guttulatus (Cavalo marinho), Laminaria digitate (Alga), Physalia physalis (Caravela Portuguesa), Asteria rubens (Estrela-do-mar), Caretta caretta (Tartaruga), Raja Clavata (Raia) e Dicentrarchus labrax (Robalo). A representação da biodiversidade salienta também a ideia que todos os seres vivos são afetados, ou seja, as consequências são generalizadas.
A escala utilizada foi de 1:10.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio foi lançado a oito turmas de 1º Ciclo (T10, T11, T12, T13), da EB1 da Gandra – Ferreiros e das turmas (T1, T2, T3, T4), da EB1 de Gondizalves envolvendo 170 alunos, com idades entre os 6 e os 10 anos, entre 16 de fevereiro a 28 de março num trabalho interdisciplinar entre Português, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento (CeD), Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), áreas de Expressões e no âmbito das DAC (Domínio de Articulação Curricular). Envolveu 8 professoras do 1º ciclo, 2 professores de Educação Visual do 2º ciclo (elementos do júri e que darão apoio à execução do projeto) e a colaboração da coordenadora do projeto Eco-Escolas (Berta Henriques).
A sensibilização começou com a observação do vídeo elaborado a partir da exposição “Suspeitos do Costume”, da Associação Bandeira Azul da Europa, que esteve na Escola Básica do 2º e 3º ciclos no ano letivo anterior. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, o vídeo foi visualizado e debatido. De seguida, foi partilhado (EB1 da Gandra) juntamente com um questionário googleforms na Classroom de cada turma. Desta forma, conseguiu-se também o envolvimento da família nesta campanha de sensibilização. Obteve-se 56 respostas ao questionário.
Nas aulas de Estudo do Meio, iniciamos a abordagem do tema “Água”, tendo sido debatido a necessidade do consumo sustentável deste recurso, principalmente devido à “seca” que se está a verificar neste momento, alertando para as consequências da poluição aquática e informando sobre os processos de tratamento pelos quais a água passa nas ETA e ETAR.
Através de um powerpoint, foram trabalhados os conteúdos relacionados com as espécies autóctones marinhas mais comuns. A partir de 28 de fevereiro, os alunos começaram por identificar as sarjetas existentes dentro da escola e no espaço envolvente. Uma vez selecionadas as sarjetas mais adequadas, fez-se um registo fotográfico e procedeu-se ao desenho à escala das mesmas. A escolha recaiu na sarjeta situada junto à porta principal das duas escolas, locais de grande impacto visual de toda a comunidade educativa.
Posteriormente, as professoras apresentaram as sarjetas à escala de 1:10 (escala do projeto vencedor da EB1 da Gandra) e, elencaram a mensagem de quais as caraterísticas que deveriam constar nos trabalhos: fauna e flora da costa portuguesa e o lixo que se acumula nas sarjetas.
Após a elaboração dos projetos, foi realizada uma votação do mais representativo para o concurso, tendo em atenção os critérios previamente definidos.
Todos os trabalhos irão ser expostos na Junta de Freguesia (foi feito o pedido e aguarda-se a resposta), de forma a que toda a comunidade os possa visualizar. Este projeto também será divulgado na Revista Andarilho do agrupamento, através de um texto coletivo e fotografias dos trabalhos, e fará parte de uma exposição na semana “Eco-Escola e Plano das Artes”, de 30 de maio a 3 de junho, na EB 2,3 Frei Caetano Brandão.
Na semana do Dia Mundial da Água, foi realizada uma campanha de sensibilização ambiental, elaborando panfletos que foram distribuídos pela comunidade. Com esta campanha abordaram-se os seguintes domínios de Educação para a Cidadania: Educação Ambiental e a Sustentabilidade. Através destas iniciativas pretendemos contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e pró-ativos.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.21453, -8.55547 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Ocupa toda a entrada principal da escola do 1º ciclo da Gandra em Braga. Cria um grande impacto!