O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Profissional Profitecla - Guimarães (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O objetivo do desenho é mostrar que o plástico que vai parar ao mar é como uma doença para os seres vivos que lá habitam. O plástico e as toxinas vão parar ao mar e acabam por matar e por prejudicar o ambiente e os seres vivos, o que faz com que muitos deles morram e com que várias espécies marinhas entrem em extinção. Usei a máscara de gás, por ser uma imagem forte, símbolo da guerra, que tanto tememos e que é algo que nos atormenta. Resta sensibilizar e cada um fazer a sua parte!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Escola Profissional Profitecla - Polo de Guimarães inscreveu-se pelo 2.º ano nesta atividade.
A visibilidade que obtivemos na 1.ª participação permitiu-nos lançar o repto este ano aos alunos dos 1.º e 2.º anos e deixar que fossem eles a inscrever-se e a apresentar as suas propostas de imagem.
Por isso, este ano tivemos a concurso um total de 16 trabalhos, de alunos das turmas de Turismo, Cozinha/Pastelaria e Pastelaria/Padaria. Os trabalhos foram levados a votação, tendo sido selecionado o trabalho da discente Ainhoa Teixeira (16 anos).
A professora coordenadora que desenvolveu a atividade foi Beatriz Silva, professora de Geografia.
Esta docente sensibilizou os alunos para a necessidade de protegermos a água e, consequentemente, o mar, tendo em conta de que os alunos falam no tema da água na sua disciplina. As ideias foram inspiração dos alunos.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.44445, -8.29862 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Sarjeta localizada junto ao Pavilhão do Inatel, local onde os nossos alunos realizam as aulas de EDF