O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem engloba seres vivos aquáticos, marinhos, que podem ser, e são, diretamente influenciados pela poluição feita pelo homem. Representa também diferentes poluentes, como beatas de cigarros, que facilmente, e sem consciência, são lançadas para ruas e sarjetas. Materiais como plásticos e metais são também colocados na imagem, por serem frequentes nos canais de escoamento e ameaçarem a biodiversidade aquática. Com alguma ironia, é representado um saco de plástico com a frase "Life is good" - simbolizando que muitas vezes passamos uma imagem de preocupação com o ambiente, no entanto, nem sempre alteramos realmente os nossos hábitos, especialmente os de separação adequada dos lixos. O título dado à imagem alerta assim para a necessidade de tornarmos as nossas ações mais reais, pois a vida tem de ser boa.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O projeto "O Mar começa aqui" é dinamizado no Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Leiria, sob a coordenação da professora isabel Nunes, em estreita colaboração com a professora de Educação Visual, Ana Rita Bento, e com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, representado pela Dra. Telma Fontes, que representa também a Câmara Municipal. Neste projeto, que pretende alertar para a urgente necessidade de encaminhar o lixo que produzimos para o reservatório correto, são envolvidos e alertados todos os alunos do colégio, através do Conselho Eco-Escolas, através do Clube Eco-Escolas, através do envolvimento de uma turma de 29 alunos, do 7.º ano, na produção do desenho, e através do envolvimento de alunos representantes das diferentes valências (pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos) na sua pintura, que acontecerá no dia 21 de abril (2.º WAD). O projeto foi apresentado no 1.º conselho Eco-escolas, estando presentes representantes de alunos, pais, professores e representantes da autarquia, sendo apresentado um alerta geral sobre a problemática dos lixos que chegam ao mar. Seguidamente, foi feita uma sensibilização mais pormenorizada junto das turmas do 5.º ano, que realizaram neste âmbito uma visita à ETAR mais próxima, e da turma 7.3 (com 29 alunos, com uma média de idade de 12 anos), alertando-os para um ciclo que se pretende interromper - após a chuva, ou lavagens, as águas seguem um percurso, sendo em grande parte através das sarjetas, fluindo até ser devolvida aos cursos naturais de água, como o rio e o mar. A água da chuva e das lavagens leva consigo os detritos que encontrar, naturais, como folhas e sementes, mas também arrasta lixos que demorarão anos a decompor-se e que provocam a destruição e contaminação da biodiversidade, como beatas, cotonetes, plásticos e latas de metal. Apenas se fizermos uma correta separação de lixo, e evitarmos lançar lixo para o chão, esta situação será revertida. É assim um trabalho de todos nós. Lançou-se de seguida o desafio àquela turma de 7.º ano, para que cada aluno elaborasse uma proposta de desenho a pintar junto a uma sarjeta de modo a chamar a atenção da comunidade educativa para a necessária reflexão e mudança de atitude.
Após a elaboração de desenhos individuais, sob a orientação da professora de Educação Visual e com a colaboração do artista plástico Diogo Tenório, em articulação com a Câmara Municipal, que realizou também uma pequena formação à turma, foram selecionados partes de desenhos de cada um dos alunos e elaborado o projeto final. O projeto agora submetido é assim o resultado do envolvimento de muitos num objetivo que é de todos.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.730611, -8.807694 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura foi realizada num dos pátios descobertos e de recreio dos alunos e por onde passam todos os dias, sendo por isso no interior do colégio e nas coordenadas acima indicadas.