O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica Elias Garcia (Almada)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa o mar, com várias espécies de animais marinhos. Esta tenta transmitir que todo o lixo que é atirado para o chão vai escoar para as sarjetas. Por sua vez, estes resíduos desaguam nos rios e nos mares ficando disponíveis para que as espécies marinhas se alimentam deles, situação que pode levar à morte dos organismos e mesmo até ao seu desaparecimento dos locais e consequente extinção.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Objetivos
● Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, a toda a comunidade educativa e comunidade envolvente à escola.
● Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
● Desenvolver capacidades de representação gráfica que reproduzem a complexidade morfológica e estrutural do objeto, decifrada através de elementos como volume e espaço.
Estiveram envolvidas todas as turmas do 8º ano (alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos) da Escola Básica Elias Garcia. As atividades decorreram no âmbito das aulas de EV, com a professora Ana Casimiro. Na concretização deste projeto, houve uma sensibilização para o tema sobre a poluição marinha de forma a ser percetível qual a intervenção que o cidadão pode ter para inverter este processo. Integrado na atividade/concurso “O mar começa aqui”, os alunos, em sala de aula, realizaram os projetos, que foram posteriormente sujeitos a votação por toda a comunidade. Inicialmente, o foco foi a pintura da sarjeta/sumidouro no exterior da escola, no entanto, e devido ao entusiasmo demonstrado pelos participantes, os mesmos foram aplicados em várias sarjetas existentes no recinto escolar.
• FASE 1 - CRIAÇÃO DOS DESENHOS: Todos os alunos realizaram um desenho sobre o tema, na disciplina de educação visual. Foram eleitos os 3 melhores desenhos de cada turma e submetidos a votação pela comunidade educativa, através de um questionário online: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-dMpL4_BE8maZYDqBaMkjAuxESkW-cYJD2c6StiWZirAOLA/closedform)
• FASE 2 - RECUPERAÇÃO DOS SUMIDOUROS E PINTURA NO INTERIOR DA ESCOLA: As imagens vencedoras foram pintadas nos sumidouros da escola, após recuperação dos mesmos, pelos SMAS Almada, em parceria com a CMA (Câmara Municipal de Almada).
• FASE 3 - RECUPERAÇÃO DOS SUMIDOUROS E PINTURA NO EXTERIOR DA ESCOLA: Considerando a importância da mensagem para a imagem a ser pintada no exterior, foram eleitos dois desenhos dos quais foi realizada uma fusão e o resultado foi pintado no sumidouro exterior à escola. Como trabalho prévio, tivemos a colaboração dos SMAS Almada que reabilitaram este local de forma a que o trabalho pudesse ser realizado da melhor forma e tenha mais resistência e durabilidade. Participaram 3 alunos de cada turma nesta pintura. A GNR local disponibilizou os meios de segurança e a CM Almada as tintas para a realização destas pinturas. Acompanharam toda a atividade, as professoras Ana Casimiro (coordenadora da atividade e professora das turmas), Cristina Nascimento e Marina Frias (coordenadoras Eco-Escolas), que se realizou no dia 9 de junho de 2022.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.6478161, -9.1841227 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Sumidouro em frente ao portão principal da Escola Básica Elias Garcia, Sobreda, na Rua Manuel Parada, S/N 2819 - 505 Sobreda da Caparica