O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

AMAS - Associação Mamedense de Apoio Social (Matosinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O nosso desenho simboliza um mar em que os seres vivos marinhos vivem felizes.
Optamos por cores vivas, porque sempre que pensamos em mar, pensamos num vaivém de água e animais que dão harmonia ao ambiente e acabam por tornar o espaço colorido.
Escolhemos os peixes porque estes animais são o símbolo dos oceanos e as algas porque são, muitas vezes, visíveis no nosso mar, simbolizando ambos a vida marinha.
As rochas e o polvo, a tartaruga e o cavalo-marinho, e outros animais foram colocados para representar a diversidade marinha.
O lixo não foi colocado no nosso desenho, porque a imagem representada mostra aquilo com que ambicionamos e que, com muito esforço do ser humano, iremos conseguir atingir um dia: o mar sem lixo e sem plástico para evitar a deterioração deste ecossistema e consequentemente de toda a vida na Terra.
Em suma, o nosso desenho da sarjeta do esgoto, associado ao nome do projeto «O mar começa aqui», visa transmitir que as ações humanas influenciam o modo como tratamos o mar e toda a vida marinha.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A nossa Escola está ligada ao Mar desde a sua génese, um vez que Matosinhos é banhada pelo Oceano Atlântico.
Grande parte das gentes desta terra vive do Mar, quer seja em termos da subsistência do dia-a-dia (pesca, indústria de transformação de pescado, existência do Porto de Leixões, etc.) quer em termos do turismo ou atividades desportivas e de lazer.
Quando surgiu o projeto “O Mar começa aqui”, acolhemos o projeto de imediato, uma vez que a iniciativa se deu pela identificação com o mesmo, e sobretudo para alertar a comunidade para a biodiversidade marinha e os riscos de que é alvo, em grande parte, devido à falta de civismo e ao tratamento incorreto dos resíduos pela população.
O Conselho Eco-Escolas criou um Eco Código e um hino para o Eco- Escolas que contempla ações que visam a poupança de água, nomeadamente reaproveitamento das águas pluviais e em toda a escola há dísticos junto das torneiras para fomentar o uso correto da água, minimizando os seus gastos. Também ao longo do ano, todas as salas participam na limpeza dos espaços exteriores da escola no sentido de sensibilizar os alunos para a separação correta dos resíduos e a importância de manter estes espaços limpos, para evitar que os referidos resíduos, através das chuvas e dos ventos, iniciem um percurso que se inicia nas sarjetas e termina no mar.
O grupo dos cinco anos realizaram uma visualização de imagens do nosso oceano e de fatores que são prejudiciais ao mesmo, bem como realizaram um desenho cada criança, em que no final votaram o que seria utilizado no projeto, resultando na imagem acima.
O professor encarregue pela dinamização deste projeto é a educadora Sílvia Pereira da Associação Mamedense de Apoio Social com o grupo dos 5 anos, num total de 16 crianças.
Será selecionado um espaço interior no Amas para colorir e um exterior de acordo com as indicações da Câmara. O dia das pinturas deverá ser acordado com a escola e respetiva autarquia entre a semana de 1 a 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos).

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.195551, -8.614608 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura está situada na sarjeta frente à nossa instituição.