O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Visconde de Juromenha (Sintra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Após a sensibilização para o projeto apresentado e a pesquisa efetuada, no trabalho selecionado, o aluno optou por transmitir uma mensagem de esperança, representando um bonito fundo do mar, apesar da presença de alguns elementos poluidores, nomeadamente garrafa e saco de plástico.
A cor é um dos elementos-chave desta composição:
a representação do fundo azul do mar, em oposição com as cores vivas dos animais marinhos e das algas, cria uma dinâmica visual criativa.
A frase foi pintada com as cores mais representativas da natureza, o azul e verde.
A imagem foi criada para alertar a comunidade escolar que o lixo que deitamos para o chão, vai acabar na sarjeta e finalmente no mar.
Urge preservar os ecossistemas marinhos, alertando os jovens para a premência de melhoria de comportamentos ambientais.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Ana Luísa Saraiva, lançou o desafio da participação neste projeto ao grupo de Educação Visual.
A atividade foi desenvolvida em todas as turmas do nono ano, tendo os alunos idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos.
Numa primeira fase, os alunos foram sensibilizados para a problemática associada à poluição das águas, através do uso indevido das sarjetas, frequentemente usadas como depósito de lixo que vai parar ao mar, tendo efetuado uma pesquisa sobre a biodiversidade marinha e as principais causas da poluição aquática.
Posteriormente, numa segunda fase, com o objetivo de estimular a criatividade de cada um e educar para uma cidadania ativa, com a mensagem de que tudo o que se deita para o chão, vai parar ao mar, os alunos foram convidados a elaborar um desenho alusivo ao tema “O Mar começa aqui!” para ser pintado numa das sarjetas da nossa escola.
Os alunos individualmente/grupo, procederam ao estudo prévio do local de implementação da pintura, seguindo-se a execução do desenho.
Os trabalhos foram avaliados com base em três critérios: Desenho de animais marinhos, especialmente as espécies autóctones;
Criatividade; Expressividade.
Os produtos finais foram expostos, tendo sido eleito pelos vários elementos da comunidade escolar aquele que representa a nossa escola.
Este foi realizado pelo aluno Ricardo Fernandes, da turma 9º5, sob a orientação da professora Teresa Machado.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.797266, -9.326999 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura realizou-se no interior do recinto escolar, numa zona de entrada dos alunos no edifício da escola. Escolheu-se esta localização por ser uma zona muito movimentada, onde os alunos passam todos os dias, várias vezes ao dia.