O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 de Arouca (Arouca)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Desenhei vários exemplares de lixo, por cima de uma calçada em volta de uma tampa de saneamento para mostrar a grande quantidade de resíduos que para no chão e que vai certamente parar ao mar.
No interior da circunferência que representa a tampa de saneamento desenhei um peixe com a boca aberta, com uma lâmpada acesa fora da sua boca e com os olhos arregalados para “acordarmos para a vida” e deixarmos de colocar lixo ao chão e reciclar!
A ideia é mostrar que tudo o que entra no saneamento vai ter ao mar poluindo-o, o que tem muitas implicações na vida marinha e consequentemente na vida do planeta.
Objetivos:
- Pintar duas sarjetas dentro da escola;
- Pintar três sarjetas fora da escola;
Materiais:
- Tintas: - Branco preto azul primário, magenta e amarelo- tinta de exterior e 2l cada
Entrega das tintas até até 20 de maio.
Intervenção:
- Pintamos em início de junho, dia mundial da da criança.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do Projeto
Concurso “O mar começa aqui”
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Escola Básica de Arouca 2º Ciclo
NOME DOS AUTORES:
Alunos do 5º A (27alunos) 5º B(20 alunos), 5º C(19 alunos), 5º E(18 alunos), 5º F(19 alunos).
ANO: 5 turmas
CONCURSO: O mar começa aqui.
INSPIRAÇÃO: Quando se lecionou o tema “Importância da água para os seres vivos”, sugeriu-se a investigação sobre o ciclo da água e o ciclo urbano da água, bem como sobre a função, funcionamento da rede e localização das sarjetas no concelho onde se localiza a escola.
Foram discutidos os temas como o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.
Com tema comunicação os alunos nas aulas de Educação Visual pesquisaram símbolos da água e criaram formas de comunicar através dos símbolos, assim, criaram várias formas de simbolizar a preocupação ambiental e tudo aquilo que vai para as sarjetas.
Como futuros cidadãos conscientes, é preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da poluição da água na sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
A participação neste concurso surge no âmbito do tema das 5 turma “Sustenta’habilidade da água” inserido no DAC- Domínio de Autonomia Curricular- que ao longo do ano foram trabalhados vários projetos relacionados com a água de uma forma inter e transdisciplinar.
MATERIAIS E TÉCNICAS:
Materiais: folhas brancas A4, lápis de cor, lápis HB e B.
Técnicas: pintura a lápis de cor, desenho feito a lápis de grafite e caneta de gel.
FASES DO PROJETO
1º- Abordagem do tema em Ciências naturais e em Educação Visual;
2º- Apresentação do concurso aos alunos;
3º- Pesquisa sobre o tema a água e os símbolos a usar para a elaboração do projeto;
4º- Execução individual de projetos;
5º- Os alunos das 5 turmas apresentaram as suas propostas que foram alvo de votação para escolher a imagem a concurso.
PROFESSORES RESPONSAVEIS
Ana Clara Brandão/ Caren de Castro/ Paula do Rosário/ Fernanda Almeida /Esselinda Magano/ Sérgio Dinis

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.929499, -8.251614 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Frente à portaria da Escola EB 23 de Arouca