O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória Descritiva
Gabriela Cortes, 7º G — Escola Maria Manuela de Sá, São Mamede de Infesta
1. Ideias representadas
Polvo, peixes, lontra, grelha de escoamento de águas pluviais e texto: o mar começa aqui.
2. Conceitos que pretende comunicar
Inicialmente foram realizados alguns esboços e testes de composição. Os elementos marinhos, circundantes à tampa procuram que os transeuntes possam compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. Pese embora não esteja inda presente, os elementos que poderiam ser considerados lixo, colocados no exterior da composição visível, permitiriam educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa
3. Opções estéticas e de materiais utilizados
Procurei representar as figuras de um modo mais infantil para que se adequassem ao público-alvo da comunidade escolar e para que, como se de personagens se tratassem, fossem mais amigáveis e melhor aceites pelos transeuntes. Lápis de cor, caneta de feltro preta.
4. Pontos fortes no desenvolvimento do trabalho
A escolha que eu fiz para a ilustração deste trabalho, foi desenvolver um desenho de dois animais marinhos, um que representasse uma espécie do mar e outro que representasse uma espécie que vive em rios e lagoas.
Com esta ilustração para sumidouro, pretendo sensibilizar a preservação dos ecossistemas de águas doce e salgada.
NOTA FINAL: Pese embora esta tenha sido a proposta apresentada, existiria ainda algumas correções e a adição de alguns elementos como lixo que, por falta de tempo, não foi possível inserir. É assim natural que tais elementos possam surgir na versão a implementar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Professor responsável pela atividade - Daniel Pedrosa (Professor de Educação Visual - 3º ciclo)
Proposta vencedora, elaborada pela Gabriela Cortes, do 7º G.
Foi realizada uma seleção de 8 trabalhos de 7º ano e proposta a toda a comunidade, de acordo com os objetivos do concurso, que participasse na eleição da proposta vencedora.
O formulário descrevia:
Após apresentação do concurso e apresentadas as propostas dos alunos de 7º ano, foi feita uma seleção de trabalhos que agora convidamos a comunidade #AEAS a participar. O trabalho vencedor será proposto à autarquia para ser posteriormente pintado com a turma junto de uma tampa de escoamento de águas pluviais nas imediações da escola. Gostaríamos que elegesse o trabalho que, na sua opinião, melhor comunicará os objetivos com o público.
OBJETIVOS:
Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa. Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica. Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
A seleção desta imagem foi feita pelos alunos, da qual se elaborou um gráfico. Como não é possível carregar aqui enviaremos por email.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.195223, -8.606277 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Tv. Outeiro 224, São Mamede de Infesta, Matosinhos, Porto