O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
“O Mar começa aqui” versão 2022, reitera a preocupação com a problemática da poluição resultante do descuido e falta civismo do ser humano que inevitavelmente termina no mar. Com o intuito de continuar a sensibilizar a comunidade escolar e em geral para as consequências da falta de cuidado em direcionar o lixo nos locais apropriados a proposta do presente ano, faz alusão ao lixo resultante da atual pandemia, nomeadamente às máscaras, mas também as beatas de cigarro, palhinhas, garrafas de plástico, resquícios de plástico de embalagens alimentares, etc… que sendo transportados pelo vento e chuva, entram nos circuitos das águas pluviais através das sarjetas e chegam consequentemente ao mar, pondo em risco qualquer das espécies marinhas.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
- Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso - Riachos
- Professora coordenadora - Ana Paula Jesus
- Nº de alunos participantes - 109
- Idades - entre os 10 e os 14 anos
- Anos de escolaridade - 5º, 6º 7º e 8º ano
- Trabalho selecionado elaborado por aluna do 7º ano de 13 anos de idade.
- Síntese das fases do projeto:
O desafio “O Mar começa aqui” foi lançado a todos os alunos do 5º ao 8º ano da escola nas aulas de Tecniarte, no caso dos alunos do 2º ciclo e nas disciplinas de Educação Visual e de Complemento de Educação Artística - Artes Plásticas, no caso dos alunos do 3º ciclo, tendo os respetivos docentes procedido à sensibilização prévia dos alunos para a importância da sua participação neste projeto, levando-os a refletir e a discutir nas aulas a problemática da poluição dos oceanos e o impacto que essa poluição trará para as gerações futuras, caso nada seja feito para reverter a situação no presente. O desafio foi realizado/executado durante as aulas das referidas disciplinas, tendo sido dado liberdade aos alunos nas escolhas dos materiais a utilizar.
Lançado o apelo à criatividade dos alunos e à necessidade de interação dos conhecimentos já abordados e adquiridos pelos alunos nas diversas disciplinas do seu currículo, nomeadamente Cidadania Digital, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Físico química, Educação Visual e/ou Artes Plásticas, assim como para a consciencialização do quanto é importante uma participação ativa na comunidade, surgiram, no prazo solicitado, 109 propostas individuais para pinturas nas sarjetas/sumidouros, dos quais foi selecionada a proposta para representar escola.
Por fim, a presente proposta de pintura destina-se não só a aplicar numa sarjeta no interior do espaço escolar, como também, à semelhança do ano anterior, e dado o interesse demonstrado pelas entidades culturais da terra e Junta de Freguesia, aquando da realização do Conselho Eco escolas, a ser replicada no espaço público comunitário fora da escola, a fim de chegar ao maior número de pessoas e consequentemente alertar para a consciência cívica de cada um dos populares.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.438142, -8.51342 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura da sarjeta/sumidouro localiza-se num espaço do recinto escolar habitualmente pouco valorizado e menos frequentado por adultos, uma vez que se encontra no local oposto à entrada principal da escola, contudo, por ser um espaço bastante frequentado pelos alunos nos intervalos, pois é um espaço amplo e propicio a brincadeiras e ao convívio entre os mesmos, considerou-se a pertinência da pintura se efetuar nesse local, no sentido de se reforçar o alerta junto dos alunos para a necessidade dos cuidados a ter com eventuais lixos produzidos durante os respetivos lanches, tendo-se optado por pintar a sarjeta que se encontra no centro do espaço, garantindo igualmente a existência nas proximidades dos respetivos caixotes de lixo.