O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola de Serviços e Comércio do Oeste - ESCO (Torres Vedras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória Descritiva da Imagem
A proposta de imagem que se pretende pintar numa sarjeta é constituída por uma tartaruga marinha que surge em grande plano, com uma boia salva-vidas na crista da onda e que se encontra ajustada à escala da mesma. A tartaruga marinha foi retratada deste modo, como forma de sensibilização para o dever de proteção do meio ambiente e de manter todos os resíduos tóxicos distantes das sarjetas e dos sumidouros. Se os mesmos não chegarem ao mar, o oceano não ficará poluído e os seres vivos não sofrerão. A poluição dos oceanos por resíduos plásticos tem ganho proporções inimagináveis, com consequências catastróficas para a vida nesse ecossistema. Uma das vítimas desse tipo de poluição é a tartaruga marinha, daí aparecer em grande destaque na imagem a reproduzir na sarjeta pré-selecionada inicialmente pela turma envolvida no projeto. No entanto, esta surge com uma apresentação visual apelativa, sorridente e com uma boa disposição evidente, como forma de alertar para o Mar Começa Aqui… na crista da onda, livre de resíduos tóxicos, num Mundo idílico, com cidadãos conscientes e sensíveis ao que os rodeia. Há que acreditar que esse é o caminho!...

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio referente ao Projeto "O Mar começa aqui" teve o seu início através do convite feito pela ESCO – Escola de Serviços e Comercio do Oeste à professora coordenadora da atividade, Piedade Menezes. Assim inicia a aventura desafiante com a turma AI8, uma turma de 10ºAno, do 1ºAno, do Curso Técnico de Ação Educativa, constituída por 22 alunas, com uma faixa etária compreendida entre os 15 e os 18 anos. Um projeto aliciante e motivador que numa primeira abordagem motivacional, a sensibilização para a importância de não poluir os meios aquáticos foi o foco primordial para o seu desenvolvimento projetual de implementação, assim como o esclarecimento sobre a importância dos sumidouros e sarjetas como órgãos das redes de águas pluviais e o seu percurso, desde que encontram superfícies impermeáveis até à sua chegada ao mar. Também foi efetuada uma breve pesquisa das espécies autóctones da região Oeste. Feito o enquadramento do projeto a realizar, as alunas da turma, organizadas em grupos de dois elementos, deram “asas à imaginação” a partir de jogos de palavras, de imagens e de cor, de modo a criarem e projetarem a sua ideia fundamentada pela criação de imagens apelativas associadas a uma sarjeta pré-selecionada inicialmente pela turma e que normalmente é banalizada no seu dia a dia, devido ao seu aspeto desinteressante e em que a sua verdadeira importância passa despercebida. Após a conclusão de todos os projetos, todas as alunas elegeram o TOP3 através da votação pelo Mentimeter, destacando-se o projeto já descrito anteriormente, cuja autoria é das alunas Beatriz Francisco e Sara Brandão, de 17 anos e 16 anos respetivamente.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.10501, -9.26469 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se dentro da escola, numa zona de passagem dos alunos e professores.