O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Segundo a pesquisa efetuada pelos nossos alunos, o polvo tem três corações; sangue azul; 8 braços com ventosas; existe há mais de 300 milhões de anos e tem cerca de 500 neurónios. Estas curiosidades despertaram a atenção, de todos os alunos, por este molusco marinho. É um animal muito interessante e inteligente. O polvo é, em quantidade, a quarta espécie mais pescada e desembarcada em Portugal. Analisando o valor total pescado, é uma das duas espécies com maior valor económico no nosso país. Porém, encontra-se ameaçado pela sobrepesca. Para além disso, existe um estudo que comprova que os moluscos são os animais marinhos mais contaminados por microplásticos. Foi, por esse motivo, que a aluna decidiu representar o polvo com apenas 5 braços e com uma expressão triste. É como se ele gritasse ao mundo: "Estou ferido! Por favor, parem a poluição já!" É uma forma de alertar para as consequências dos nossos atos, relembrando que tudo o que cai nas sarjetas vai parar ao mar. A enquadrar a imagem do polvo, temos ainda a representação de estrelas do mar e de um peixinho. Todo o desenho, que rodeia o sumidouro, remete-nos para a vida marinha que se encontra em perigo devido à poluição.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: CEAB (Centro Escolar de Atouguia da Baleia)
Professora coordenadora da atividade: Sílvia Sousa
Número de alunos da escola: 158 alunos do 1ºCiclo + 68 crianças do Pré-Escolar
Anos de escolaridade da escola: 1ºCiclo (1º; 2º; 3º e 4º anos) + Pré-Escolar (dos 3 aos 6 anos)
Síntese das fases do projeto:
1º) Fizemos a sensibilização aos alunos sobre os objetivos do projeto, explicando de forma resumida todo o planeamento. Enviámos informação para casa sobre a nossa participação nesta iniciativa, de modo a envolver as famílias em todo o processo.
2º) Tirámos uma fotografia ao sumidouro que fica junto à entrada principal da nossa escola, a partir da qual criámos uma imagem, à escala, para servir como base para a elaboração dos desenhos.
3º) Todos os alunos que não participaram na iniciativa, no ano transato, elaboraram um desenho/projeto (trabalho individual).
4º) Em cada turma procedeu-se a uma votação para eleger o respetivo desenho vencedor. Desta eleição, realizada em cada turma, apuraram-se 6 desenhos.
5º) Os alunos do 4ºano de escolaridade, que já tinham participado na iniciativa no ano transato, desempenharam o papel de "eleitores" votando no seu desenho preferido (de entre os 6 previamente eleitos em cada turma participante), tal como todos os professores, técnicos e funcionários da escola.
6º) Foi eleito o desenho aqui submetido (realizado por uma aluna de 7 anos, do 2ºano de escolaridade).
7º) O desenho eleito foi dado a conhecer a toda a comunidade educativa (divulgação).
Nota: o desenho vencedor irá ser pintado junto à entrada principal da escola. Os restantes 5 desenhos irão ser pintados noutros locais (alguns no interior da escola, outros no parque de estacionamento).
Observação: os alunos participaram em todo o processo com muito empenho, entusiasmo e sentido de responsabilidade.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.332081648907, -9.3236315175997 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura está localizada junto à entrada principal da escola.