O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica de Vouzela (Vouzela)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem selecionada representa um barbo que é um peixe autóctone dos rios de Vouzela e os diferentes materiais que são indiscriminadamente abandonados na Natureza.
A sargeta pintada com uma cruz a vermelho surge como uma bandeira que o barbo ergue alertando-nos para a necessidade de pararmos de produzir tanto lixo, em especial os plásticos, e, de o abandonarmos em qualquer lugar, em vez de o separarmos, recolhermos e reciclarmos, pois se os plásticos entrarem na sargeta irão poluir os rios e posteriormente os mares.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica de Vouzela
Docente Coordenadora do Projeto Eco-Escolas: Maria Felisbela Ferreira
O projeto teve inicio com o convite da engenheira do ambiente da Câmara Municipal para participarmos no "O Mar começa aqui". A coordenadora do programa, docente de Ciências Naturais e as docentes de Educação Visual e Educação tecnológica lançaram o desafio aos 126 alunos da escola, três turmas do 5º. e quatro turmas do 6º. anos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, que depois de sensibilizados para a necessidade de protegermos os recursos hídricos e as espécies autóctones. Foram abordados os cuidados a ter na preservação da água e os alunos realizaram pesquisas sobre quais os peixes autóctones, sendo decidido representar o barbo.
Os trabalhos realizados foram apresentados tendo sido selecionada a imagem apresentada.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.72296, -8.11394 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura encontra-se na entrada principal da Escola, com grande visibilidade para todos os que frequentam a escola e quem nos visita, sendo também visível do exterior.
Os Símbolos da Ecoescolas e do "Mar Começa Aqui" não forma pintados em virtude de a Câmara Municipal não ter recebido da ABAE o material necessário.