O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó (Bombarral)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Para a minha imagem escolhi incluir:
- Um polvo, por ser um molusco encantador, que tem uma grande facilidade em se camuflar;
- Algas, por serem muito importantes nas cadeias alimentares marinhas;
- Água, por ser essencial à vida.
Depois de fazer um esboço, utilizei lápis de diferentes cores.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Professoras coordenadoras do clube Eco-Escolas – Eugénia Bruno e Noélia Silva
Professoras coordenadoras da atividade – Sandra Lourenço e Mafalda Conceição e Silva
Chamo-me Matilde Fernandes Paulino, aluna do quinto ano, turma E, tenho dez anos de idade. A professora Sandra Lourenço, nossa Diretora de Turma, tomou conhecimento deste projeto através das coordenadoras do clube Eco-Escolas e transmitiu à nossa turma toda a informação necessária. Eu fiquei bastante interessada e comecei logo a pensar como iria desenvolver o projeto.
De seguida pesquisei sobre seres marinhos e, embora tenha sido difícil a escolha, porque há uma infinidade de seres vivos, resolvi escolher o polvo e as algas. Eu acho o polvo um animal espetacular, com os seus oito “braços” e a facilidade que tem em deslocar-se e em camuflar-se, permitindo defender-se e ao mesmo tempo apanhar as suas presas sem ser visto. As algas são muito importantes para a manutenção da vida. Elas fornecem alimento e são refúgio/ habitat para diversas espécies; podem ser utilizadas para produzir fertilizantes. E, como o projeto fala do mar, coloquei a água que é essencial à vida; sem ela os seres vivos não sobrevivem.
O polvo e as algas estão a sair do sumidouro, como se estivessem a pedir às pessoas para não deitarem lixo para o chão, pois as águas pluviais conduzem todo o lixo para as sarjetas e sumidouros e daí vão ter aos rios e ao mar, pondo em risco a vida dos seres vivos marinhos e afetando os ecossistemas.
Há que alterar comportamentos, chamando a atenção da nossa comunidade, para diminuirmos a poluição e vivermos em equilíbrio, de forma a usufruirmos de um ambiente saudável.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências