O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Conforme planeado no ano anterior, além dos esboços já idealizados das pinturas, os do presente ano letivo, incluíram a representação da biodiversidade que existe no oceano.
Foram escolhidos os melhores trabalhos, os quais serviram de matriz. Assim, sobre uma mancha azul representativa de água a escorrer para a sargeta, os alunos escreveram a frase “Hoje Aqui Amanhã no Mar” e pintaram diversos organismos marinhos como estrelas do mar, sardinhas, anémonas e caranguejos. Nas sarjetas na rua da Câmara municipal, as sardinhas tiveram especial destaque em tamanho: numa, uma sardinha pintada de cor de areia com corações vermelhos representando a areia das nossas praias com muitos corações a pulsar (seres vivos e afetos); na segunda sarjeta, uma sardinha com múltiplos arco-íris apelativos a melhores dias, e ao espírito inclusivo LGBTQIA+.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A adesão ao projeto “O Mar começa Aqui” teve início em outubro de 2019, no âmbito do projeto DAC da turma A do 8.ºano – “Amar o Mar”.
O tema escolhido pelos alunos, reuniu grande consenso, na sequência dos recursos hídricos e o impacte da sua exploração, constituir um sério motivo de preocupação, ser um dos temas curriculares estudados na disciplina de Ciências Naturais e passível de ser abordado em muitas noutras, conforme a filosofia dos projetos curriculares de turma.
Dados os constrangimentos causados pela pandemia e os dois confinamentos, no ano transato, foram feitas duas saídas de campo – atividade Bio Blitz no Paul de Tornada e a participação no projeto Coastwtch. No presente ano letivo, conseguimos operacionalizar e levar a cabo a concretização das pinturas.
Este projeto, neste ano letivo, dada a lamentável profusão de máscaras cirúrgicas nas ruas da cidade, à semelhança das da maioria das ruas do planeta, fez-nos arregaçar as mangas ainda com mais afinco. Por mês, as estimativas para os números de máscaras e luvas lançadas para o solo apontam para um ritmo alucinante: estão a chegar aos oceanos cerca de 129 biliões de máscaras e cerca de 65 biliões de luvas plásticas!
Dado o exíguo tempo de que dispusemos (12 tempos letivos), a turma pintou até à data, 4 sarjetas no espaço escolar e duas na rua defronte da Câmara Municipal. Prevemos pintar ainda mais 4; duas no espaço escolar e 2 nas ruas da cidade.
Para a realização desta atividade foi fulcral a inestimável colaboração de professores, funcionários, Direção da escola e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Fica a esperança que as nossas mensagens demovam futuros comportamentos de desleixo, não se atirando o lixo para o chão!

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
39.4, -9.1 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Junto às Escadas de acesso ao edifício da Câmara Municipal de Caldas da Rainha - Praça 25 de Abril