O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Com este projeto, pretendeu-se estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica e implementar estratégias de promoção da sustentabilidade. Neste sentido, os alunos foram sensibilizados para os temas como a poluição marinha e o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.
A imagem selecionada, foi desenvolvida por uma aluna do 7º ano, no período de confinamento, e orientada, à distância, pela sua professora de Educação Visual e coordenação e das professoras do projeto Eco-Escolas.
Os alunos foram alertados para o facto de se privilegiarem as espécies autóctones, caso o desenho incluísse representação de espécies.
As propostas foram apresentadas às professoras de Educação Visual, e de Ciências Naturais e Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, que selecionaram aquela que foi ao encontro dos objetivos inicialmente definidos.
Foram utilizados materiais básicos de desenho e de pintura.
Na pintura final da sarjeta, além do desenho selecionado, também irão figurar os logótipos do projeto, do Eco-Escolas, do Município de Guimarães e do Agrupamento de Escolas de Briteiros.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Agrupamento de Escolas de Briteiros
Escola E.B 2,3 de Briteiros
Professora Coordenadora do Projeto: Carla Pereira
A atividade foi proposta a participaram 40 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, dos sétimos e nonos anos de escolaridade.
Fase 1 – Preparação
Numa fase inicial, o município de Guimarães fez a inscrição e a Escola Básica de Briteiros, após o convite, lançou o desafio aos alunos. Posteriormente tivemos alguma adesão dos alunos, uma vez que estes se encontravam em confinamento e posteriormente feita a seleção do trabalho. Finalmente, o trabalho foi submetido na plataforma.
Fase 2 – Concretização
A fase de concretização das pinturas será supervisionada pela Câmara Municipal, aquando da sua realização. Nesta fase, será selecionada e aprovada a sarjeta dentro e fora da escola que será pintada. Serão utilizadas tintas “amigas do ambiente” para a realização da pintura. Todo a fase de concretização envolverá professores de Educação Visual de modo a que seja respeitada a dimensão da pintura em relação à sarjeta. Pretende-se que junto da sarjeta estejam presentes os logótipos do projeto e da eco-escolas.
No dia posterior à pintura, serão enviadas fotografias das sarjetas pintadas.
Fase 3 – Comunicação
Nesta fase será feita a campanha do desenho selecionado através de partilhas.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências