O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Centro Educação Especial Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No desenho escolhido está representado, para além de elementos marinhos (água, moluscos, algas e peixes), o flagelo da poluição e dos vários objetos que todos os dias são visíveis na via pública (máscaras, beatas, sacos de plástico, latas) e que acabam infelizmente por chegar aos oceanos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
No âmbito da Cidadania e Empregabilidade - temática da Educação e Sensibilização ambiental - ministrada aos vários formandos dos cursos do CRP do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, foi proposto pela coordenadora do programa Eco Escolas - Célia Figueiredo, a participação neste desafio.
Numa primeira fase, os formandos foram sensibilizados para o lixo que vai parar ao mar através da visualização em sala de várias imagens e vídeos elucidativos desta temática, compreendendo a necessidade de preservação dos ecossistemas e da sua biodiversidade.
Posteriormente, com o objetivo de estimular a criatividade de cada um e acima de tudo educar para uma cidadania ativa, com a mensagem de que tudo o que se deita para o chão, vai parar ao mar, os formandos, com idades compreendidas entre os 16 e os 62 anos de idade foram convidados a elaborar um desenho alusivo ao tema “O Mar começa aqui!” para ser pintado numa das sarjetas das nossas instalações.
Uma vez que as nossas atividades letivas são exclusivamente presenciais e se encontraram suspensas, a participação neste trabalho decorreu à distância, tendo os formandos enviado foto dos seus desenhos para o CRP, recorrendo às redes sociais e plataformas online existentes.
Depois de recebidos, os vários trabalhos foram colocados nas plataformas e redes sociais para votação por formandos e ex-formandos para selecionar qual o preferido, tendo-se chegado à escolha do desenho que propomos a concurso.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências