O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária José Saramago (Mafra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Os elementos decorativos definidos para esta imagem são os seguintes:
- frase “o mar começa aqui” com seta vermelha a sinalizar com destaque a sarjeta;
- ondas que remetem para mar, nomeadamente o da Ericeira que está associada ao surf e é tão importante para a economia
e cultura deste conselho. Estas ondas sem de dentro da sarjeta para reforçar a ideia de que é ali que começa o mar.
- temos no passeio ou área de passagem junto a esta, animais marinhos “mutantes” metade animal, metade lixo (trataruga-carica / tubarão-caixote de lixo / pinguim-garrafa de plástico / peixe-embalagem de iogurte / polvo-preservativo/alforreca-saco de lixo) estes animais estão espalhado no chão como se tivessem sido cuspidos pelas ondas.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Proposta da Escola Secundária José Saramago - MAFRA, desenvolvida pelos 28 alunos do 10º ano - curso Profissional Técnico de Multimédia, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, sob orientação da professora Ana Nunes.
Na nossa escola, no 10º ano os alunos devem trabalhar o tema da Educação Ambiental no âmbito da cidadania e desenvolvimento, assim a participação neste concurso apresentou-se como uma oportunidade que se enquandrava nos objetivos e necessidades de projetos a desenvolver com esta turma.
Na disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais, procurando aplicar algumas das regras da teoria da Gestalt e criando formas e simbolos utilizando ferramenta de desenho vetorial, os alunos realizaram várias combinações animal marinho + objeto de poluição marinha.
As imagens que melhor se adaptavam a serem transformadas em stencil foram selecionadas e integradas na proposta.
Se esta for selecionada, serão produzidos os stencils, que serão aplicados com tinta e esponja ou spray em sarjetas, na nossa escola e na área envolvente definida pela Câmara Municipal de Mafra.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências