O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica de Silvares (Fafe)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem sugere o mar, no qual a menina simboliza a dificuldade de andar debaixo das águas que fluem para os lagos, lagoas baías ou mar e a máscara que utiliza faz uma alusão à poluição provocada pela falta de limpeza, o descuido e a incorreta deposição dos resíduos;
A sarjeta envolvida no contexto e na dificuldade em ir de encontro á mesma, fruto da pouca atenção e no nosso hábito de pouco olhar para a mesma, que não se vê/não se dá conta do seu uso e remete para a pouca importância que normalmente lhe atribuímos.
A imagem realizada, pretende mostrar que o envolvimento entre o meio aquático e o ser humano, deve ser algo natural, que todos devem respeitar e conviver harmoniosamente.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio "O Mar começa aqui" teve o seu início através do convite feito pela Coordenadora do projeto do agrupamento em estreita colaboração com a Camara Municipal de Fafe.
O professor Coordenador da Escola Básica de Silvares. Duarte Silva lançou o desafio nas suas turmas de 6º ano. Em articulação curricular com a disciplina de Ciências e de Educação Visual desenvolveu-se este projeto no 6º ano, num total de 34 alunos, entre os 11 e 12 anos deidade.
Motivou-se e sensibilizou-se os alunos para a importância da água, da sua influência nos ecossistemas e meio ambiente. Partindo-se depois, para a necessidade de a preservar, de não a poluir, dos seus percursos e circuitos no nosso pais e no mundo.. .
Feito o enquadramento da atividade a realizar, os alunos produziram alguns trabalhos. A seleção do trabalho a pintar nas sarjetas foi feita, após exposição dos trabalhos, pelos docentes da escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências