O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica de Amareleja (Moura)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa um ser marinho, caranguejo, a cuidar do ambiente que lhe pertence, ao contrário do que o Homem faz. O caranguejo abre o gradeamento da sarjeta do qual está pendurado um outro resíduo e traz uma garrafa de plástico até à superfície impedindo-a de chegar ao mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Agrupamento de Escolas de Amareleja
Projeto - O Mar Começa Aqui
Memória Descritiva:
Dando cumprimento às fases de desenvolvimento do Projeto, num primeiro momento as coordenadoras do Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Amareleja, apresentaram o Projeto ao Presidente da Junta de Freguesia de Amareleja e ao membro eco-conselheiro, representante da Câmara Municipal de Moura.
Após termos recebido parecer positivo das duas entidades e da ABAE para avançar com o Projeto, o mesmo foi apresentado aos alunos.
Já em regime de Ensino a Distância foi trabalhado com as turmas do sexto e sétimo anos envolvidas no projeto, as problemáticas associadas à poluição das águas, através do indevido uso das sarjetas como depósito de lixo superficial, que deve ser eliminado de forma regular através da limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, uma vez que chegam ao mar.
Os alunos fizeram a sua pesquisa e iniciaram a realização dos seus trabalhos com a partilha na classroom, partindo de fotos de sumidouros retirados nas proximidades das suas habitações (devido ao confinamento).
Posteriormente foi selecionado o trabalho que cumpria os requisitos propostos pela ABAE e carregado na plataforma.
Sarjeta: 50cmx25cm
Nome do aluno: David Miguel Dionísio Limpo Rico Prata
Idade: 12 anos
Turma: 6ºC
Professora Coordenadora: Lília Fernandes

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências