O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EBI do Esteval (Montijo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem elaborada á escala de 1:5 pela aluna pela aluna Lara Duarte do 7.º K de 13 anos. O desenho foi feito em folha A4, sendo a grelha/sargeta desenhada à escala 1:5. A partir do desenho da grelha/sargeta a aluna fez a maqueta para a pintura da mesma, inspirando-se nas espécies marinhas autóctones em conjunto com a frase “O mar começa aqui”.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O MAR COMEÇA NA MINHA ESCOLA foi o título dado ao trabalho escolhido pela EBI Esteval do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra – Montijo, cujo projeto se anexa.
A maqueta original foi desenhada pela aluna Lara Duarte do 7.º K, sob a orientação da professora de Cidadania e Projeto Sónia Luz.
Devido à situação pandémica que implicou a mudança do ensino presencial para a o ensino à distância, os alunos trabalharam online sob as orientações da professora da disciplina, na plataforma Teams.
No âmbito do tema Educação ambiental os alunos visualizaram um vídeo, sobre “A invasão dos microplásticos”, e debateram o tema em conversa com a professora, realizando uma breve ficha sobre o mesmo. Esse foi o ponto de partida para a sensibilização dos alunos sobre os cuidados a ter, de modo a evitar a contaminação e poluição dos oceanos.
Os alunos visualizaram também os diversos trabalhos realizados em anos anteriores deste projeto promovido pela Eco-escolas, de modo a melhor compreenderem os objetivos do trabalho a desenvolver. A partir daí os alunos realizaram estudos de desenhos nos seus diários gráficos, que transmitissem às pessoas a importância das sargetas no que diz respeito à contaminação e poluição do oceano. Posteriormente desenvolveram os projetos com maior rigor, tendo elaborado os desenhos em folhas A4, sendo a grelha/sargeta desenhada à escala 1:5. A partir do desenho da grelha/sargeta os alunos fizeram os desenhos para a pintura da mesma, inspirando-se nas espécies marinhas autóctones em conjunto com a frase “O mar começa aqui”.
A seleção da maqueta, do desenho da sargeta a apresentar a concurso, foi efetuada por votação também através do Teams por turmas de alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos de ensino básico.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências