O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 1, 2 e 3 ciclos Professor Carlos Teixeira (Fafe)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O titulo dado pela aluna à imagem foi – “Não deixem a Terra afundar num mar de lixo”. Com a pintura da imagem na sarjeta pretendemos sensibilizar toda a comunidade para a importância de manter limpo o meio onde vivemos. Embora nos encontremos a, sensivelmente 60 km da costa, tudo o que desaparece pela sarjeta acabará mais tarde no oceano.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica do 1º, 2º e 3º Ciclos Professor Carlos Teixeira
Professora Coordenadora: Fátima Nogueira
Alunos Participantes:
28 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos, do 4º e 9º anos
Apesar de sermos uma escola do interior, a problemática dos oceanos esteve sempre presente, e a sensibilização dos alunos para estas questões tem sido uma prioridade. Assim, desde há dois anos para cá, que realizamos uma Ação de limpeza de uma praia, atividade, esta, que passou a fazer parte do Plano de Ação do Eco-Escolas. Devido ao estado pandémico que se viveu o ano passado, a atividade foi substituída por outra, numa albufeira - Barragem da Queimadela, no nosso concelho.
Integrarmos o Projeto - “ O mar começa aqui “ no plano deste ano, foi uma boa forma de dar sentido ao nosso propósito, possibilitando assim a concretização das motivações iniciais.
No âmbito do Projeto - “O mar começa aqui” a coordenadora começou por sensibilizar os alunos para participarem neste desafio. Na disciplina de Cidadania começaram por realizar um trabalho de pesquisa sobre o tema, procurando dar resposta a questões, como por exemplo - " O que posso fazer que contribua para a melhoria do estado dos oceanos!". Terminado este processo, os alunos realizaram e apresentaram as suas ilustrações.
O trabalho culminou com a criação de um Padlet com todos os trabalhos elaborados por alguns alunos do 1º e 3º Ciclos, da nossa escola.
As coordenadoras do Projeto Eco-Escolas reuniram com elementos da Câmara Municipal de Fafe para proceder à seleção do desenho que será submetido à avaliação da ABAE.
Dos desenhos a concurso foram selecionados dois deles, porque consideramos que ambas as ideias se complementavam e reforçavam a mensagem que se pretende fazer passar. Assim, foi solicitada a colaboração da aluna mais velha na concretização desta ideia e consequentemente na conjugação de ambos os desenhos. Com isso, também foram valorizados o empenho de todos os alunos participantes.
A fim de sensibilizar toda a comunidade educativa, o Padlet vai ser publicado no nosso Website, no blog da biblioteca e na página oficial da escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências