O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB Orjariça - FAROL (Torres Vedras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho escolhido pelos alunos representa a nova e atual realidade. A pandemia trouxe novas necessidades e os humanos colocam ainda mais em causa o meio ambiente. Na maquete vemos Ruivacos-do-Oeste e Bogas (espécies nativas do rio Sizandro) a lutar pela sua vida, no meio de várias máscaras descartáveis, plásticos e cigarros. O aluno pretendeu chamar a atenção para a proteção do mar e dos seres que o habitam.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi realizado por todos os 47 alunos da escola, contudo o trabalho selecionado foi feito pelo aluno Rafael Batista, de 10 anos, do 4.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Orjariça - FAROL.
O desafio foi feito pelas professoras Ana Nobre e Elsa Jesus, durante o Ensino à Distância, numa Assembleia de Escola, após serem realizadas algumas pesquisas sobre as espécies existentes nos rios do concelho de Torres Vedras e quais as que se encontravam em risco.
Também se fizeram sessões sobre o ciclo urbano da água, onde se esclareceram dúvidas sobre a "viagem" da água até às suas casas e foram exploradas as questões da poluição.
Numa fase posterior, cada aluno teve o seu tempo para desenvolver individualmente a sua proposta e criatividade.
Finalmente, e já no Ensino Presencial, todos os alunos expuseram os seus trabalhos e foi realizada uma votação, na qual foi escolhido o trabalho a apresentar.

Fase II - Escola: execução