O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica de Cepães (Fafe)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem pretende alertar alunos e restante comunidade para a quantidade de resíduos que chegam aos oceanos através dos sumidouros e sarjetas. A mensagem "tudo o que cai no chão vai parar ao mar" procura sensibilizar para a melhoria de comportamentos ambientais em atitudes diárias no sentido de preservar a vida dos oceanos.
A aluna representou neste trabalho o mar à volta da sarjeta apelando, desta forma, para a importância destas na preservação da vida marinha. O trabalho apresenta um aspeto harmonioso, os peixinhos coloridos e de forma sorridente, a água límpida e transparente idealizando desta forma um habitat sem poluição, onde pudessem viver saudavelmente. A sereia simboliza a beleza dos ecossistemas e da biodiversidade que podemos encontrar nestas águas e o sonho de se desenvolverem em ambientes cada vez menos poluídos.
É crucial o envolvimento de todos para proteger e preservar o Ambiente.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A professora, Maria Alice Rei, coordenadora do projeto Eco - escolas da EB de Cepães, desenvolveu este projeto com os 13 alunos da turma C12 e os 18 alunos da turma C34 com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos.
O projeto do desafio “O Mar começa Aqui” foi proposto aos alunos decorrendo as aulas na modalidade de ensino não presencial (E@D) através da plataforma Google Classroom, atendendo à data inicialmente prevista para submissão dos trabalhos. Durante o período de aulas presenciais foram desenvolvidas várias atividades de sensibilização para a preservação dos oceanos.
Fase 1
Sensibilização dos alunos/pais/Encarregados de Educação/famílias.
Elaboração dos desenhos.
Seleção do trabalho final a pintar na sargeta.
O trabalho selecionado foi elaborado pela aluna, Bianca Mendes Figueiredo do 2º ano de escolaridade da turma C12.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências