O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim de Infância O Gu e a Tita (Praia da Vitória)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa a conceção dos alunos relativamente à sua postura e impacto no ambiente.
Somos amigos do ambiente, por isso não sujamos o chão. Protegemos, assim, o mar.
A imagem representa uma sarjeta limpa.
É uma sarjeta verde porque não tem lixo. Aqui, toda a água que entra pode ir até ao mar, pois é limpa e amiga das espécies marinhas que temos conhecido.
Temos assim sarjeta verde e mar azul.
A mensagem que queremos passar é uma mensagem positiva de preservação. Somos amigos do ambiente, mantemos o nosso espaço limpo, temos um mar limpo e animais marinhos saudáveis.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Jardim de Infância e Centro de Atividades de Tempos Livres "O Gu e a Tita";
Prof. Coordenador: Sónia Borges Pimentel;
Alunos: 2 grupos (1 grupo de 25 alunos de jardim de infância - 3 a 6 anos; 1 grupo de 25 crianças dos 6 aos 10 anos - Primeiro ciclo - CATL);
Síntese do projeto:
Iniciámos o projeto com o estudo da água: ciclo, visitas a várias fontes de água (nascente, poço, tanques, lago, ribeira), estudo das caraterísticas da água (cor, textura, ph, cloro); experiências científicas, análises de várias recolhas de água, etc.
Após este estudo falámos sobre o destino das águas que entravam nas sarjetas.
De seguida visitámos a ETAR do nosso concelho. Fomos a pé e, ao longo do caminho, fomos contanto os sarjetas e verificando que algumas estavam limpas, outras tinham lixo.
Na visita à ETAR foi-nos explicado todo o processo de limpeza da água que lá chegava, desde as zonas de tratamento até à chegada ao Mar.
Ao constatar que a água que vinha das sarjetas chegava ao mar e que lá estavam peixes e aves marinhas como o cagarro, percebemos a importância da nossa atitude.
A nossa escola é eco-escola, portanto não suja. Cuida e preserva o Ambiente.
Fizemos pesquisas sobre os animais marinhos que podiam estar junto ao espaço onde desaguava a ETAR.
Por fim criámos a nossa imagem.
Todos os alunos tentaram fazer desenhos e juntos escolhemos o que mais representava a nossa ideia/atitude.
Utilizamos e defendemos a educação positiva, pelo que preferimos mostrar a atitude que devemos ter: manter o espaço limpo, ao invés de lembrar a atitude que não queremos: lixo na sarjeta.
Foi assim que chegámos à "Sarjeta Verde, mar azul".

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências