O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Sendo o Redondo um concelho do interior do país privilegiou-se o estudo dos ecossistemas de água doce em que foram referenciadas várias espécies animais.
Entre estas a da Rela comum, (hyla-arbórea) que a Rita escolheu para utilizar na sua proposta de sensibilização para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada.
A proposta da Rita venceu o concurso interno uma proposta em que a aluna utilizou técnica mista, e que pela sua simplicidade será facilmente enquadrável em vários tipos de sumidouros e na qual poderão ser incluídos os logótipos das entidades promotoras do concurso.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da Escola: Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade – Redondo
Nome da aluna: Rita Cruz
Ano de Escolaridade: 8.º Turma B
Professores Coordenadores da Atividade: Laura Dinis, Rosária Cacheirinha e Luis Aires
Numa fase inicial, o município de Redondo fez a inscrição e a Escola, lançou o desafio aos alunos dos 2º e 3º ciclos. Com a coordenação dos professores da disciplina de Educação Visual, de acordo com os objetivos do concurso, foi delineada a estratégia de atuação.
Assim foram analisados em conjunto com os alunos a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, as áreas impermeáveis, os coletores instalados, sarjetas e sumidouros, até aos cursos naturais de água, lagos, lagoas e mares.
Foi também analisado o efeito de arrastamento por estas águas de resíduos decorrentes da atividade humana e os seus efeitos nos ecossistemas terrestres e marítimos.
Foram ainda caracterizados sumariamente o tipo de resíduos e o seu impacto e tempo de degradação no meio ambiente.
Por outro lado, fez-se a caracterização da fauna e flora dos ecossistemas da nossa região.
Deu-se espaço à criatividade dos alunos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências