O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A seleção dos elementos a incluir na ilustração não foi feita sem critério.
A representação da sereia surgiu da necessidade de aproximar várias faixas etárias ao projeto. O facto da mesma ser, ainda hoje, uma figura inconfundível ligada ao mar, que marcou a maioria das crianças de gerações recentes e que é amada por muitos poderá cativar a atenção das mesmas bem como dos seus familiares. Já o peixe, foi escolhido por representar um cirurgião-patela, espécie a que pertence a personagem marcante, Dory, do filme "À procura de Nemo", outra figura facilmente reconhecível.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
“O Mar Começa Aqui”
O Projeto “O Mar Começa Aqui” foi abraçado pelo Colégio A. C. R. de Fornelos sob a orientação da Professora Coordenadora da atividade: Ana Catarina Oliveira Carvalho Novais.
Os principais intervenientes e impulsionadores desta aventura são 13 alunos provenientes das duas turmas do 12º ano de escolaridade, cujas idades oscilam entre os 17 e 18 anos.
O objetivo é simples: alertar toda a comunidade escolar para o cuidado que devemos ter com os nossos oceanos, uma vez que, todo o lixo que deixamos abandonado no chão tem como destino final o mar. Nunca é demasiado relembrar que um simples gesto, colocar o lixo nos locais adequados, pode ajudar a salvar inúmeras espécies.
Assim, iniciámos o projeto. A primeira fase – Preparação – passou pela realização de propostas de desenhos para reproduzirmos, posteriormente, numa das sarjetas/sumidouros escolhidos para o efeito. Nem todos os participantes se sentiam aptos para a arte do desenhar, contudo, demonstraram um grande dinamismo apresentando propostas para a idealização dos mesmos, o que colminou no surgimento de desenhos distintos.
Seguiu-se a fase de seleção. O júri apreciou os trabalhos, a fim de selecionar o vencedor de entre os trabalhos apresentados a concurso.
Os critérios que foram utilizados pelo júri foram: o tema, cor e condições técnicas do desenho, qualidade e criatividade dos trabalhos apresentados e sua aplicabilidade nos resultados finais " pintura de uma sarjeta".
Passámos à etapa seguinte: eleger a sarjeta ajustada à colocação desta mensagem tão importante, bem como, a dimensão que deveria apresentar. O local selecionado é, sem dúvida, um dos mais movimentados do Colégio e a dimensão ajusta-se à importância da ação.
Finalmente, depois de recolher a imagem fotográfica da sarjeta, adequamos, informaticamente, a ilustração à dimensão da mesma, para que fosse possível percecionar a relação entre a pintura e a sarjeta.
Aguardamos, agora, a validação do projeto para iniciarmos as fases 2 e 3, concretização e comunicação do mesmo. Contamos com a colaboração do município que nos facultará os materiais necessários à finalização do projeto. A divulgação será feita através das redes sociais da A.C.R. de Fornelos e de todos os intervenientes na realização do projeto.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências