O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim-Escola João de Deus (Leiria)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Esta imagem enquadra-se no âmbito do projeto «O Mar começa aqui», uma iniciativa do programa Eco-Escolas, e tem como principal objetivo a dinamização de uma campanha de sensibilização da comunidade para temas como o tempo de degradação dos resíduos e para a poluição marinha.
Deste modo, a imagem destina-se a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouro de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.
O desenho é da autoria de Petra Gomes, aluna da turma A do 3.º ano de escolaridade do Jardim-Escola João de Deus de Leiria e tem um polvo muito colorido em grande destaque, a diversidade de cores remetem-nos para o arco-íris que nos transmite a ideia de que vai ficar tudo bem. As cores vivas têm também o objetivo de chamar a atenção para o local onde está pintado e recriar a riqueza e variedade da vida marinha, combinado com as ondas do mar azul e a frase "O Mar começa Aqui" cumpre a função de relembrar as pessoas que devem ter cuidado com o que colocam no chão.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
ESCOLA: Jardim-Escola João de Deus de Leiria
PROFESSORA COORDENADORA: Joana Simões
ALUNOS ENVOLVIDOS: 40 alunos do 3.º ano de escolaridade (8-9 anos de idade)
FASES DO PROJETO:
Numa primeira fase deste projeto começámos por explorar da história "O dia em que o mar desapareceu" de José Fanha. Com a análise desta obra debatemos o problema da poluição da água, falámos sobre o ciclo da água e compreendemos como os resíduos vão parar ao mar.
Fizemos também analogia com a visita à exposição "Plasticidade" do Museu de Leiria e que decorreu durante o 1.º período letivo. Depois de compreendidas as consequências dos resíduos na vida marinha concluímos que era necessário alertar a população sobre esta problemática.
Na segunda fase apresentámos às duas turmas do 3.º ano de escolaridade o projeto "O Mar começa Aqui", pesquisámos sobre as espécies autóctones e elaborámos uma chuva de ideias sobre as características da imagem a criar.
A terceira fase do projeto foi a elaboração e pintura dos desenhos criados por todos os alunos deste ano de escolaridade de forma livre, quer nos elementos a incluir quer nas cores a utilizar.
A quarta fase foi a seleção da imagem a colocar nas sarjetas. Esta seleção foi realizada por etapas. Inicialmente de cada turma foram eleitos três desenhos através de votação dos alunos. Dos 6 desenhos selecionados, na etapa seguinte, foram eleitos 3 desenhos por alunos de outras turmas, também por votação. Na última etapa, os professores pertencentes ao Conselho Eco-Escolas elegeram apenas um dos desenhos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências