O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1/JI de Vale Pedras (Albufeira)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desafio proposto pela Eco-Escolas “O Mar começa aqui” foi lançado pelas coordenadoras do programa às turmas da escola. Primeiro, a professora Fátima sensibilizou os alunos para todos os problemas, tais como: “a necessidade de poupar água”, “a importância de não poluir o meio ambiente, pois tudo chega ao mar...”. Os alunos realizaram os trabalhos, foram escolhidos os trabalhos que cumpriam as regras e foram a votos nas 3 turmas do 3.º ano de forma a selecionar o vencedor.
Iniciamos aqui o pensamento num mar limpo e com seres vivos em harmonia, não queremos poluição no mar, por este motivo todos os dias pensamos na melhor forma de não o poluir, numa perspetiva de educação para a cidadania. Apresentamos uma imagem positiva com o intuito de influenciar a comunidade.
Sendo este trabalho realizado por crianças do primeiro ciclo, optamos por executar a pintura, com um fundo azul que representa o mar, com bolas em azul escuro, simbolizando o oxigénio, areia da praia e pequenas rochas, e os animais que conhecemos na nossa região. Apresentamos a imagem de algas “vivas”, águas vivas, sardinhas, polvo, caranguejo, estrelas e os cavalos marinhos da nossa Ria Formosa. O fundo azul, a areia e os pormenores dos animais podem ser pintados pelos alunos com um pincel.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
EB/JI de Vale Pedras-Albufeira
Professores Coordenadores: Fátima Azevedo e Sara Príncipe
1.º ciclo- 3.º C: 23 crianças de idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos.
1ª Fase: O desafio proposto pela Eco-Escolas “O Mar começa aqui” foi lançado pelas coordenadoras do programa às turmas da escola.
Os alunos realizaram os trabalhos, foram escolhidos os trabalhos que cumpriam as regras e foram a votos nas 3 turmas do 3.º ano de forma a selecionar o vencedor.
2.ª Fase: Concretização das pinturas.
3.ª Fase: Comunicação, através da plataforma Eco-Escolas, das fotografia das pinturas realizadas.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências