O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
XARROCO, O VIGILANTE!
Este peixe é o xarroco ou peixe-sapo, uma espécie nada tolerante à poluição. Onde está, significa que a água não está poluída, nem contaminada.
O xarroco põe um número reduzido de ovos, esconde-os nas plantas e fica enterrado na areia a guardar os ovos e atento a um eventual inimigo ou presa.
Esta atitude de vigilância compensa a escassez dos ovos, na preservação da espécie.
Este peixe destaca-se pela sua atitude de vigilância e contribui, assim, para a preservação da sua espécie, tal como deveria ser preservado o mar e os seus ecossistemas.
O xarroco tem uma boca muito grande e é um temível predador. Fiz este peixe assim porque cada vez que alguém pensar em atirar alguma coisa para a sarjeta, assusta-se com esta bocarra, que até pode matar um tubarão, e desiste de o fazer, não deitando lixo para o chão.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica de Atouguia da Baleia
Professoras coordenadoras da atividade: Carla Carriço e Maria da Fé Agostinho
N.º de participantes: 13 turmas do 5.º ao 9.º Ano
Fases de execução do projeto:
Durante o regime não presencial foi feita a divulgação do projeto/concurso através do e-mail institucional, para todos os docentes da escola, e através da plataforma de apoio ao processo de ensino aprendizagem em uso no AEAB – Escola-On.
Em trabalho interdisciplinar e nas aulas de Ciências Naturais, de Cidadania e Desenvolvimento e de Oferta Complementar foram desenvolvidas atividades de sensibilização sobre a importância do Oceano e sua preservação e sobre o impacto das atitudes do homem nos diversos ecossistemas. Desta forma, os alunos foram incitados a repensar nas suas atitudes e a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
Os alunos deitaram mãos à obra e elaboraram os desenhos e respetivas memórias descritivas, que partilharam com os professores na Escola-On.
Reunidos os desenhos das 13 turmas participantes, alguns elementos do Conselho Eco-Escolas, em conjunto com os professores da Equipa Eco-Escolas selecionaram a imagem e respetiva memória descritiva representativa da escola, neste caso, elaborada por um aluno do 5.º Ano.
Todas as imagens a concurso serão divulgadas junto da comunidade educativa e espera-se que os alunos possam, brevemente, realizar as pinturas, em articulação com a autarquia.
#OMarComeçaAqui #MyActionsMatter

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências