O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim de Infância Carriço (Pombal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem é composta por um peixe grande com bolas a simbolizar a respiração, uma família de tartarugas e um concha colorida. Incluímos ainda a frase O mar começa aqui!... e aquando das pinturas iremos incluir os logótipos do projeto e do programa Eco-Escolas.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Jardim de infância de Carriço
Educadora de Infância – Cristina Maria Correia Cardoso
Coordenadora da atividade: Eng. Ana Catarina Soares – Município de Pombal
Grupo de crianças: oito crianças, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos de idade
Memória descritiva do projeto: “o Mar começa aqui…”:
Fases do Projeto:
 Abordagem sobre o projeto “o Mar começa aqui…”, exploração dos conceitos: lixo marinho, sumidouro, sarjeta, más práticas e boas práticas ambientais, tempo de degradação dos resíduos e fosseis do futuro.
 Sensibilização para a problemática do lixo marinho, através da visualização dum filme: “recursos e impactos do lixo marinho;
 Observação de sumidouros no exterior, com a ajuda dum trabalhador da Junta de Freguesia, acompanhamento da limpeza dos mesmos, identificação do lixo encontrado e deteção de descarga de despejo de águas poluídas com detergente.
 Representação gráfica das atividades realizadas e afixação no painel Eco-Escolas.
 Elaboração da proposta de imagem para pintura do sumidouro, após nova saída ao exterior para melhor compreensão do trabalho a executar. Cada criança elaborou a sua proposta. A proposta final resultou duma composição coletiva.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências