O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Vendas Novas)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O mar começa aqui
O aluno fez este desenho com base nas explicações sobre o que acontece ao lixo que as pessoas deixam cair na rua. Ele preocupa-se com o ambiente e sabe que embora em Vendas Novas não existam lagoas, lagos, rio, nem mar, o que entra nas sarjetas ou sumidouros vai parar aos esgotos e seguindo o seu percurso vai acabar nos cursos de água. Pensando especificamente no mar, o aluno mostrou preocupação com a saúde e vida dos peixes, animais marinhos e de todos os seres vivos que o habitam. Referiu que adora a natureza e preocupa-se em defende-la.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica n.º 2 – Extensão
Professora: Maria Madalena Tempero António
Turma: 3CVN2 (3º ano de escolaridade)
Alunos: 20 alunos
Idades: Faixa etária dos 8 e 9 anos
Fases do projeto:
Numa primeira fase, a temática foi abordada na disciplina de estudo do meio integrada no tema dos meios aquáticos existentes no país e nesta zona. Articulou-se com a oferta complementar e cidadania. Assim os alunos viram imagens sobre o que acontece ao lixo da rua quando chove ou faz vento. Viram imagens sobre as descargas de esgotos não tratados em praias. Viram imagens de lixo na água do mar e de peixes e outros animais marinhos que morreram devido ao lixo. Debateram o assunto e deram as suas opiniões e sugestões para resolver o problema.
Numa segunda fase, a turma foi ver as sarjetas e os sumidouros junto à escola. Como os alunos são pequenos e é difícil para eles fazerem um desenho que se adaptasse a uma sarjeta optamos por fazer os desenhos para os sumidouros. Vimos a sua dimensão, mas não realizamos o desenho à escala, pois eles não sabem fazer esses cálculos, nem tal se pretende num terceiro ano, o objetivo do trabalho é outro, é sensibilizar para os problemas ambientais e alertar para o facto de as atitudes e comportamentos de todos e de cada um em particular são importantes para melhorar a qualidade do ambiente.
Numa terceira fase todos realizaram desenhos de acordo com os seus gostos.
Numa quarta fase fizeram uma votação para escolher o desenho a submeter a concurso.

Fase II - Escola: execução