O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A pintura representa uma mancha de água à volta do sumidouro, três gotas de água e três elementos marinhos (um peixe, uma tartaruga e uma estrela do mar). No topo da pintura surge a frase "O mar começa aqui".

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A iniciativa "O Mar Começa Aqui", na Escola Básica Infante D. Henrique - Viseu, iniciou com a divulgação aos Delegados Ambientais das principais características desta iniciativa. Os Delegados Ambientais divulgaram-na, posteriormente, às suas turmas e, em simultâneo, fez-se a divulgação, no canal Eco-Escola do Teams, das ações Eco-Escola em que estamos inscritos, assim como outros desafios e ações.
A sensibilização para essas as problemáticas foi feita em sala de aula, por exemplo, através do desafio de criação de pequenos trabalhos na disciplina de Ciências Naturais (apresentados à comunidade escolar no site da escola - www.aeidh.pt - para assinalar o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Água), assim como na disciplina de Educação Visual, onde foi lançado, como trabalho da disciplina, a realização do esboço da pintura.
Analisados os trabalhos apresentados, um professor de Educação Visual e a coordenação Eco-Escola, selecionou um dos trabalhos, tendo em conta o aspeto estético e o cumprimento do regulamento da atividade. Foi selecionado o trabalho da aluna Beatriz Lourenço, n.º 4, do 8.º E.

Fase II - Escola: execução