O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem pretende evidenciar o próprio lema do desafio “ O Mar Começa aqui” na medida em que podemos observar uma mancha azul à volta do sumidouro retratando a água do mar naquele local. Mar onde vivem algumas espécies, como a estrela do mar (Astropecten aranciacus) e o espadarte (Xiphias gladius), tão características das águas da costa algarvia, onde vivemos. A barbatana caudal do espadarte foi utilizada na imagem para definir a letra C (da palavra “começa”). A arte “ Maori” utilizada para desenhar o espadarte e a estrela do mar, através de um conjunto de elementos geométricos interligados, evidencia a capacidade de interação e organização dos sistemas biológicos. Quer o espadarte, quer a estrela do mar entrelaçam-se com a grelha do sumidouro simbolizando a ligação entre estes equipamentos de recolha das águas pluviais e o nosso mar, tão precioso para o equilíbrio do planeta.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto resultou do desafio proposto pela professora Isabel Nascimento, coordenadora do programa Eco-escolas, a várias turmas da escola (dos cursos científico-humanísticos e cursos profissionais do ensino secundário). Após a sensibilização e discussão sobre o tema foi apresentado aos alunos um conjunto de orientações para o trabalho, baseadas no regulamento do desafio.
O conjunto de trabalhos produzidos (14) foi apreciado pelas professoras Isabel Nascimento e Inês Férin (professora coordenadora do Projeto Cultural de Escola) tendo sido selecionado o desenho produzido pelo aluno Rodrigo Tomás Marques de Brito Jacob, aluno nº 20, da turma C do curso de Ciências e Tecnologias. O aluno refere ter desenvolvido as seguintes etapas para realizar o seu projeto/desenho:
Leitura do regulamento e respetivas orientações dadas pela professora;
Visita ao site do eco-escolas para reunir toda a informação;
Visita ao site do Ciência Viva (https://www.cienciaviva.pt/peixes/home)para ampliar conhecimentos sobre espécies autóctones, nomeadamente sobre o espadarte;
Mobilização de experiências/vivências junto ao mar;
Pesquisa acerca da arte “ Maori”, que é caracterizada por desenhos de figuras geométricas que se encaixam umas nas outras e que se organizam para definir a forma que se pretende.
Elaboração do esboço do desenho, ajustando dimensões e testando conjugação de cores.
Elaboração do desenho final, utilizando como materiais, os lápis de cor e caneta para delinear os traços mais finos.
Os logotipos “Eco-Escola” e “O mar começa aqui” devem surgir no desenho no canto superior esquerdo do desenho.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências