O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem
“De nós para o mar” – A imagem representa a água a escorrer para uma sargeta arrastando todos os resíduos que resultam das “nossas ações” incorretas, o plástico, as embalagens, as máscaras e outros poluentes, mas representa também a ligação ao oceano, transportando todo o tipo de resíduos que poluem, perturbando os seres vivos e destruindo os ecossistemas marinhos. Na imagem estão incluídos os logótipos do desafio “o mar começa aqui” e do Programa Eco-Escolas.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto
“O Mar começa Aqui” – “De nós para o mar”.
Escola Básica Virgínia Mouta, Moreira de Cónegos, Guimarães.
Entidades promotoras – programa Eco-Escolas e programa Pegadas (Município de Guimarães).
Professor coordenador da atividade - José Augusto Saraiva Igrejas (coordenador Eco-Escolas).
Turmas envolvidas – quatro turmas do 8.º ano e quatro turmas do 9.º ano, perfazendo um total de 165 alunos, com idades compreendidas entre os 13 anos e os 16 anos.
O desafio foi desenvolvido em duas fases diferentes:
Numa primeira fase em articulação com a disciplina de Educação Visual foi lançado o desafio sobre a forma de concurso no início do segundo semestre, foram explicados os objetivos do projeto e apresentado um regulamento. Os alunos desenvolveram as suas propostas durante a fase do ensino à distância. As propostas de desenhos/maquetes foram apresentadas em formato de fotografia.
Na segunda fase, foi constituído um júri com a participação de vários Eco professores e Eco alunos, tendo sido selecionada proposta da aluna Leonor Ribeiro da turma 8C. Os vários trabalhos serão publicados na página de Facebook do Agrupamento de Escolas.
Esperamos contribuir com este nosso projeto para a sensibilização de toda a comunidade escolar, “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar… ”mas as nossas pequenas ações podem fazer grandes mudanças, não vamos esperar mais… o Planeta precisa de nós”.
Coordenador Eco-Escolas
José Igrejas

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências