O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O futuro dos oceanos depende de cada um de nós, e mudar comportamentos e adoptar boas práticas requer informação e sensibilização. Daí que tenhamos aceitado entrar neste projeto no sentido de apelar ao bom senso de todos para evitar lançar resíduos, plásticos, óleos e outros objetos como piriscas de cigarros e cotonetes nas sarjetas que mais tarde acabam por ir parar ao mar e ameaçar a vida das espécies marinhas.
Nesta imagem encontram-se representados objetos que usamos e descartamos e cujo destino final é o mar, acabando por afetar todo um ecossistema marinho, presente na imagem dos animais marinhos. Esta situação afeta-nos particularmente na região do Algarve, uma vez que sentimos diretamente nas nossas praias o impacto deste tipo de poluição.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão
Coordenadoras do Projeto Eco-Escolas: Elsa Pereira e Esmeralda Cruz
No âmbito da disciplina de Francês foi proposto às turmas de Cozinha e Pastelaria, como trabalho, a realização de uma atividade relacionada com o projeto “O mar começa aqui” no âmbito do projeto Eco-Escolas.
No sentido de sensibilizar os alunos para a realização do projeto, foram discutidos os temas como a poluição marinha, de como contribuímos para a poluição do mar lançando resíduos no chão e em particular através das sarjetas que acabam por arrastar e levar esses mesmo resíduos para o mar e o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas, especialmente na região do Algarve.
Assim foi lançado o desafio de uma pintura de uma sarjeta que alertasse e consciencializasse todos que na verdade “O mar começa aqui” nas várias turmas da escola. Depois de recolhidos os trabalhos dentro do prazo, foram selecionados com base em três critérios:
Desenho de animais marinhos, especialmente as espécies autóctones;
Criatividade;
Expressividade.
Este desenho da autoria da aluna Gabriela Fernandes de 17 anos da turma de Cozinha e Pastelaria do 3º ano foi o selecionado por corresponder aos critérios acima referidos. Posteriormente ao aplicar numa grelha de 67x27 cm, deverá ser usada uma escala 1:2,3.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências