O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este desenho/proposta de imagem foi realizado para a participação no projeto “O Mar Começa Aqui”. A dimensão da imagem tem em consideração os tamanhos das sarjetas. Pretende representar fundamentalmente as águas do Mar e as espécies marinhas. Pretende transmitir que a água entrada na sarjeta fará parte do oceano e lembrar que nela não devem entrar detritos (lixo), caso contrário, o mar estará a ser poluído e assim todos os seres vivos que aí vivem serão prejudicados quer a nível da alimentação quer a nível do seu habitat. Nesta predomina a cor azul, um pouco de verde e um esbranquiçado com o objetivo de dar movimento às águas.
Na mancha estão presentes elementos de espécies autóctones da nossa costa marítima como as algas, búzios, conchas e carapaus.
Todos os elementos que participaram na sua realização fizeram-no com empenho e entusiasmo.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio "O Mar Começa Aqui" teve o seu início através do convite feito pelo Departamento do Ambiente do Município de Matosinhos à Escola Básica Estádio do Mar, situada em Matosinhos.
A professora coordenadora do programa Eco-Escolas, Zita Vara Rodrigues, aceitou o desafio como professora titular de uma turma de 2º ano, constituída por 15 alunos com idades compreendidas entre os 7/8 anos. Pediu ajuda à professora de Artes, Cláudia Armanda, que leciona Atividades Extracurriculares à mesma turma. Em conjunto, desenvolveram este projeto.
Numa primeira abordagem, a professora Zita, explicou o que é uma sarjeta, inclusive fomos ver uma próxima da escola. Seguindo-se uma sensibilização para a importância de não se deitar qualquer espécie de lixo na rua, mas sim colocá-lo no local apropriado. Os alunos, deram vários exemplos do que viam no chão, no seu itinerário casa escola e escola casa, como beatas, máscaras de proteção para o Covid, cotonetes, entre outros. Também esclareceu sobre o percurso das águas pluviais desde que entram nas sarjetas até à sua chegada ao mar e ao Oceano Atlântico que banha Matosinhos. Por fim sensibilizou para a importância de não poluir os meios terrestres nem os aquáticos.
Feito o enquadramento da atividade a realizar, os alunos produziram alguns trabalhos. A partir desses desenhos e das suas ideias, os alunos com muito empenho, com muito entusiasmo e com a ajuda das duas professoras, já referidas, realizaram um desenho/imagem simples a pintar nas sarjetas, mas que tem um poder de transmissão enorme.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências