O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Centro Escolar do Marco (Soure)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Esta imagem mostra como os animais marinhos se unem e que com as suas aptidões, cada um por si e todos juntos, conseguem defender e sensibilizar para a proteção ambiental dos oceanos. A analogia perfeita do que cada um de nós pode fazer e que "mar começa aqui...na nossa consciência.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
“O Mar Começa Aqui!” - Centro Escolar de Samuel
No referido projeto irão participar 55 alunos, 5 professores, auxiliares, e outros elementos da comunidade educativa. Os alunos, 4 do pré-escolar e os restantes do 1º ciclo, têm idades compreendidas entre os 3 anos e os 10 anos.
1ª fase – Desenho em papel: este projeto foi iniciado em período de confinamento, o ano letivo anterior. Participámos no concurso desafiando os alunos a pintar desenhos de acordo com o tema. O desenho do ficheiro foi o eleito para nos representar.
2ª fase – preparação da parede: com a ajuda de alguém profissional (Colaboração de pais ou outras pessoas que percebam) limpar a parede e fazer o croqui do desenho. chamando a atenção para a problemática da poluição dos oceanos.
3 ª fase – Pintura: Primeiro completar uma sargeta já pintada de azul com mais elementos como peixes e outros elementos marinhos. Desenhar um curso de água até à parede. Organizar os alunos em grupos para que fiquem responsáveis por cada uma das partes do desenho (painel de parede)
Numa fase final e para simbolizar o projeto, faremos uma pequena sessão sobre os comportamentos de risco e que prejudicam a biodiversidade marinha. Pretende-se que seja um momento simbólico, envolvendo toda a comunidade escolar.
A professora coordenadora
Lucinda Santos

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.085777, -8.707284 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura principal está localizada na entrada da escola, virada para a estrada principal da localidade.. O mural foi pintado perto de uma das sargetas, encontrando-se esta estrategicamente colocada e onde era apelativo chamar à atenção para a problemática da poluição dos oceanos.