O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB Agrolongo Sande S. Lourenço (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem
A imagem inclui o mar com a representação de espécies marinhas mais populares do mar português: a sardinha, a dourada, a sapateira, o camarão e o polvo. A seleção destas espécies deveu-se também à sua grande frequência de consumo pelos portugueses e também porque fazem parte das principais espécies de pescado do mar de Portugal. A preferência pelo pescado nacional é estar a contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e para a redução dos gastos energéticos associados ao transporte e refrigeração do pescado. Para além disso, também se pretende sensibilizar para a pesca sustentável, que utiliza artes de pesca seletivas, que não destrói os habitats e que permite a manutenção dos stocks das espécies em níveis saudáveis.
A imagem inclui, ainda, as algas marinhas, uma fonte rica em nutrientes e propriedades protetoras importantes para a saúde. São consideradas o pulmão do mundo e são muito importantes para a manutenção da vida. Elas produzem mais oxigénio pela fotossíntese do que utilizam para respirar e este oxigênio que não é utilizado é libertado para o ambiente. Também são de extrema importância para a economia humana, pois são utilizadas como alimento e como matéria-prima para a indústria farmacêutica e cosmética.
No mar também existem estrelas-do-mar e conchas do mar, por isso também foram incluídas na imagem, assim como a rebentação das ondas próxima da orla. As estrelas-do-mar são animais marinhos, e além de lindas são bem excêntricas. As conchas do mar são basicamente carapaças protetoras dos moluscos marinhos, animais de corpo mole. As conchas do mar remetem sempre para a memória do mar. Do passeio à beira mar a escolher as conchas mais coloridas e de diferentes formas.
Por fim, na imagem está representada: a sarjeta da escola e a sua identificação, a frase “ O mar começa aqui” e os logótipos do projeto e do Eco-Escolas.
A atitude de cada um é um contributo essencial para que a relação entre Mar e Sociedade tenha futuro.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A escola de Agrolongo abraçou este projeto juntamente com a Câmara Municipal de Guimarães, sendo a Coordenadora Fátima Martinho que sensibilizou as crianças para não poluição das sarjetas, uma vez que todo o lixo vai para os rios e em seguida para o mar. As crianças tem idades compreendidas entre os 7 e 10 anos, são alunos do 1º ciclo. Nesta primeira fase foi pensado o conteúdo do desenho que seguidamente foi elaborado por uma aluna do 2º ano. De seguida foram pensadas nas cores mais adequadas. Foi pintado por alguns alunos. Na fase seguinte será pintado num escoadouro da escola e outro na freguesia.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências