O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Foi escolhida esta imagem, pois os elementos presentes representam o universo dos seres vivos, que carecem que os nossos Mares estejam limpos e saudáveis, pois são neles que habitam e se alimentam.
O Polvo, que significa “muitos pés”, é um animal invertebrado. Estima-se que existem em torno de 700 espécies. São animais estritamente marinhos e estão em todos os oceanos da Terra, principalmente em águas tropicais. A tartaruga é dos animais com maior longevidade, algumas podem viver por mais de 100 anos. Já o caranguejo tem a particularidade de andar para trás. Estes três animais, são assim muito peculiares e repletos de curiosidades.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária de Paredes
Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale
Atividade: O Mar começa Aqui!
Trabalho desenvolvido em grupo turma (27 alunos), do 6.ºano de escolaridade com 11 e 12 anos de idade.
O projeto foi desenvolvido em diferentes fases, pela metodologia de trabalho de projeto e também de forma interdisciplinar (Ciências Naturais, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento).
O que vamos fazer/tema: Tendo por mote as sarjetas e o tema “O Mar começa aqui!”, fez-se uma pesquisa, para sabermos de que forma esses dois elementos estavam interligados. Descobrimos que tudo que entra nas sarjetas chega ao mar.
Objetivos, o que queremos aprender: O objetivo principal é alertar toda a comunidade escolar, sobre a importância de manter as sargetas limpas e desobstruídas para que as águas que chegam ao mar estejam o mais limpas possíveis, e que estas não sejam um depósito/contentor de lixo. Com as pesquisas realizadas aprendemos também qual a importância dos mares e oceanos na vida humana e na sobrevivência do nosso planeta.
Como vamos fazer, preparação planificação: começamos por fazer um levantamento das sarjetas existentes no recinto escolar. Através do diálogo resolvemos decorá-las com animais que habitam os nossos mares. Realizou-se uma nova pesquisa, para um melhor conhecimento, não só das suas formas como também das suas funções na vida marinha. Preparou-se todo os materiais necessários para a concretização dos desenhos e pintura dos mesmos e mãos à obra.
Realização: Individualmente, todos os alunos realizaram a sua proposta.
O que fizemos: Partimos para a apresentação individual de cada trabalho. De seguida foram eleitos aqueles que respondiam melhor ao desafio. Dos dois escolhidos, foi realizado um segundo reunindo os elementos/desenhos apresentados, dando origem ao trabalho final.
O que aprendemos: Os Mares e Oceanos têm uma grande importância ecológica, económica, política e sociocultural. São eles os responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, vias de transporte, etc. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre, somam 97% da água do planeta, concentram um número imenso de espécies.
Curiosidades: 2/3 da população mundial vive atualmente a menos de 50km do mar (ONU-Unesco). Essa faixa de terra litoral correspondente a menos de 2% do território terrestre e abriga uma população de um pouco mais de 4 bilhões de pessoas.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências